O surto de dengue em Itajaí, que já contabiliza 59 casos contraídos no município, levou as cidades vizinhas a se mobilizarem na prevenção e combate ao aedes aegypti, transmissor do vírus. Balneário Camboriú, Navegantes e Balneário Piçarras divulgaram ações e informações para orientação dos moradores.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
::: Aumenta para 58 o número de casos de dengue registrados em SC
Continua depois da publicidade
::: Prefeitura de Itajaí decreta situação de emergência por causa da dengue
::: Casos de dengue em Itajaí preocupam municípios da região do Vale
::: Bairro que registrou cinco casos de dengue tem cenário de descuido
::: Itajaí busca respostas para explicar atual surto de dengue
Após detectar um foco positivo do mosquito em uma armadilha no bairro Machados, a prefeitura de Navegantes decidiu alertar os moradores. Ainda esta semana, a Secretaria de Saúde vai enviar uma equipe para distribuir folders no ferry boat. No sábado, os agentes comunitários de saúde vão participar do “Dia D de Combate à Dengue”, nos bairros Machados e São Domingos. Eles vão visitar as residências, falar sobre a doença e pedir a colaboração dos moradores para que não deixem água parada no quintal.
Conforme o secretário da Saúde de Navegantes, Samuel Paganelli, apesar da existência de um foco do mosquito, nenhum caso da doença foi registro no município até o momento, mas é preciso que a população redobre os cuidados, pois a região está em estado de alerta.
– Atualmente, existem 270 armadilhas, distribuídas em diversos pontos da cidade, que são acompanhadas semanalmente pelos agentes de saúde. Os principais locais de acompanhamento são cemitérios, borracharias, ferro velho, lojas de materiais de construção, e até mesmo residências que apresentem pontos com água parada. Precisamos nos unir e contar com o apoio de todos para que a Dengue não se espalhe – disse o secretário.
Continua depois da publicidade
Veja também:
::: Leia todas as notícias sobre a dengue
::: Dengue chega ao Bairro Cordeiros, em Itajaí
::: Vale do Itajaí intensifica prevenção à dengue
::: Santa Catarina tem 40 casos de dengue em 2015
Balneário Camboriú
A Secretaria de Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú informa que o Hospital Municipal Ruth Cardoso, o PA da Barra, o posto da Rua 1500 e o Hospital da Unimed são as unidades preparadas para atender pacientes com suspeitas de dengue. O objetivo é a detecção precoce de casos de dengue para que as medidas de controle sejam tomadas o mais rápido possível.
Pacientes que apresentarem sintomas como febre, dores na cabeça, no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, náusea e vômito podem procurar as Unidades Sentinelas para atendimento.
– Já no primeiro atendimento a equipe da Unidade Sentinela comunica a Vigilância Epidemiológica para realizar a investigação do caso -, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica, Jennifer Gaspar.
Continua depois da publicidade
O Posto Central atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e os demais atendem 24 horas por dia.
Balneário Piçarras
O departamento de Vigilância Sanitária de Balneário Piçarras convocou uma reunião de emergência na tarde da última sexta-feira. No encontro, que reuniu os representantes das Secretarias de Saúde, Obras, Turismo, Planejamento, Assistência Social, Educação, para discutir estratégias de prevenção e combate ao mosquito da dengue.
Uma das ações acertadas na reunião foi agendar um encontro com representantes de duas empresas de reciclagem situadas na cidade. A ideia é tentar convencê-las a recolher os entulhos que ofereçam risco de proliferação da larva do aedes aegypti.
Continua depois da publicidade
A equipe também marcou uma reunião com lideranças do bairro Itacolomi para alertar e conscientizar a comunidade.
Todos os engenheiros e construtores do município também serão orientados a recolherem o lixo acumulado nas suas obras.
Balneário Piçarras registrou dois focos positivos para a larva do mosquito da dengue, ambas em armadilhas montadas no Centro. A primeira foi verificada em março, e a segunda, em dezembro do ano passado.
Continua depois da publicidade
A recomendação da Vigilância Sanitária é para que os moradores monitorem com frequência vasos de plantas, garrafas, baldes e outros locais que possam acumular água limpa, principalmente da chuva.
Confira entrevistas:
Continua depois da publicidade