Chega a 40 o número de casos de dengue em Santa Catarina em 2015. Segundo relatório divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), sete cidades catarinenses contabilizam pessoas com a doença: Itajaí (32), Balneário Camboriú (2), Florianópolis (1), São José (1), Guaramirim (1), Balneário Barra do Sul (1), Três Barras (1) e uma de fora do Estado.

Continua depois da publicidade

Itajaí

O número de pacientes que contraíram dengue em Itajaí em 2015 subiu de 24 para 32 casos neste fim de semana – outros 29 estão em análise.

::: Leia todas as notícias sobre a dengue

Continua depois da publicidade

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Itajaí Jacqueline Koch informou que as novas confirmações vieram sábado. Os pacientes moram no São Vicente, bairro em que estão concentrados os casos de contaminação. A profissional diz que o bloqueio e a pulverização de inseticida no local foram feitos ainda no fim de semana:

– Também fizemos um mutirão no sábado no São Vicente. Conseguimos visitar as casas em que os donos não estavam durante a semana. Hoje (segunda-feira) vamos dar continuidade aos trabalhos de conscientização.

Em Balneário Camboriú os pacientes são turistas e contraíram a doença em São Paulo.

Leia mais:

::: Prefeitura de Itajaí decreta situação de emergência por causa da dengue

A enfermeira destaca que a principal dificuldade ainda é a resistência de moradores, que não permitem a entrada dos agentes de endemias. Ela também observa que em muitas casas já visitadas os focos do mosquito têm sido recorrentes e alerta que somente com a colaboração de todos será possível combater o problema.

Continua depois da publicidade

– Cada um tem que fazer a sua parte, uma pequena tampinha de garrafa esquecida no quintal pode virar criadouro do mosquito – completa.

Casos importados em Balneário

A diretora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Jennifer Gaspar, afirma que os pacientes contaminados são moradores de São Paulo e apenas tiveram o diagnóstico de dengue confirmado na cidade. A profissional explica que isso quer dizer que o mosquito transmissor da doença não está presente no município.

O relatório da Dive apontou ainda que Balneário tinha cinco casos suspeitos em análise – três deles foram descartados. Ao todo, segundo a Vigilância Epidemiológica, 100 focos positivos do Aedes Aegypti foram contabilizados até o momento no município.

Continua depois da publicidade

Previna-se:

::: Confira 10 dúvidas mais frequentes sobre a dengue

::: Veja como evitar que a sua casa se torne um criadouro do mosquito

::: “As pessoas têm o papel de diminuir o número de mosquitos da dengue”, afirma gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado