O surto de dengue em Itajaí, que já contabiliza 23 casos confirmados de transmissão do vírus na cidade, levou o prefeito, Jandir Bellini, a decretar situação de emergência no município no início da noite desta quinta-feira. A determinação será publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
– O decreto é para alertar a população que a dengue não é brincadeira. Muitos não estão nem aí, mas é uma doença que se multiplica de forma muito rápida e todo mundo fica sujeito a ela, principalmente, os que têm no quintal pneu velho, vasos de flor com água e tudo o que a área técnica recomenda para não fazer – afirma Jandir.
Leia mais:
::: Sobe para 21 o número de casos de dengue em Itajaí
Continua depois da publicidade
::: Outras cinco pessoas com suspeita de dengue são registradas em Itajaí
::: Estado confirma o quinto caso de dengue adquirida em Itajaí
::: Casos de dengue em Itajaí preocupam municípios da região do Vale
::: Bairro que registrou cinco casos de dengue tem cenário de descuido
::: Itajaí busca respostas para explicar atual surto de dengue
::: Confira 10 dúvidas mais frequentes sobre a dengue
O prefeito também anunciou a formação de um gabinete de crise formado pelas Secretarias de Saúde, Comunicação, Gabinete da vice-prefeita Dalva Rhenius, Procuradoria-Geral do Município e Câmara de Vereadores. Conforme Bellini, é o gabinete de crise que vai gerenciar o uso dos R$ 400 mil _ que seriam destinados ao carnaval de Itajaí, cancelado, e foram remanejados para o combate ao mosquito da dengue.
::: Veja como evitar que a sua casa se torne um criadouro do mosquito
Bellini adiantou que parte dos recursos será utilizada na contratação de novos profissionais.
– Nesse primeiro momento vamos dobrar o número de agentes (hoje são 25) – anunciou.
O gabinete de crise também terá a missão de remanejar mão de obra de outras secretarias para reforçar o combate ao aedes aegypti.
– Neste momento, quero a compreensão da sociedade. Se uma obra parar, estavam arrumando uma determinada rua, pintando um meio fio e não estão mais fazendo isso, é porque foram requisitados ao combate à dengue – informa Jandir.
Continua depois da publicidade
::: Confira as dez dúvidas mais frequentes sobre a dengue
O decreto de “situação excepcional de emergência em saúde pública em Itajaí”, também vai permitir que os agentes acessem os quintais com indícios de focos positivos do mosquito, quando os moradores não estiverem em casa, esclarece o prefeito. E quando os moradores não permitirem a entrada, será solicitado o acompanhamento da Polícia Militar.
– Itajaí está saindo na frente, estamos divulgando, não estamos jogando a poeira para debaixo do tapete. Queremos alertar a população e derrotar o inimigo – disse o prefeito.
A Secretaria de Urbanismo será a responsável por notificar os donos de imóveis e terrenos baldios que apresentarem situação favorável para a ocorrência de focos do mosquito, como embalagens plásticas que acumulam água. As notificações poderão ocorrer via denúncia ou flagrante dos agentes.
Continua depois da publicidade
Operação de combate ao mosquito
No entardecer desta quinta-feira, ocorreu a primeira operação “Bloqueio de Casos” com o auxílio do veículo disponibilizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) para Itajaí. O veículo, que vem com a máquina de lançamento de inseticida acoplada, aumentou significativamente o perímetro contemplado pela ação.
Conforme o coordenador do Programa de Controle da Dengue em Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck, a operação de hoje atingiu 100 quarteirões do bairro São Vicente, que sofre uma infestação de focos positivos do aedes aegypti e até agora foi o único a registrar contaminação pelo vírus.
Os agentes lançaram inseticida contra as casas na localidade Nilo Bittencourt nas proximidades do rio Itajaí-Mirim. O local foi aonde ocorreu as últimas transmissões da doença.
Continua depois da publicidade
– Apesar de estarmos atingindo uma área maior, a gente solicita que a população faça a parte dela e evite focos do mosquito – pede João Augusto.
Continua depois da publicidade
::: Itajaí registra primeiro caso de dengue contraída dentro do município
::: Prevenção: saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue