A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) confirmou no início da tarde desta sexta-feira o quinto caso de dengue adquirida em Itajaí. Segundo a Dive, há ainda outro caso da doença já confirmado, mas o local de contaminação ainda está sob investigação.

Continua depois da publicidade

::: Leia outras notícias sobre Itajaí e região

Uma mulher de 55 anos, que manifestou os primeiros sintomas do vírus em 8 de janeiro é a mais recente vítima da dengue no município. Ela, assim como os outros quatro casos registrados, também foi contaminada no bairro São Vicente, onde mora. Conforme a Dive, este é o segundo caso registrado neste ano em Itajaí.

Um adolescente de 15 anos é o paciente do outro caso confirmado. Como ele viajou para outros estados com registro da doença, a Dive apura se ele contraiu a dengue em Itajaí ou durante a viagem.

Continua depois da publicidade

No fim da tarde desta sexta-feira, chegou a ser marcada mais uma operação “bloqueio de casos” _ em que agentes do Programa de Controle da Dengue lançam inseticidas contra as casas, por meio de uma bomba motorizada _ mas a ação foi cancelada por causa do vento forte no São Vicente.

– Com o vento forte não tem eficácia, o inseticida não penetra nas residências – explica o coordenador do Programa de Controle da Dengue em Itajaí, Lúcio Vieira.

A ação foi remarcada para às 5h deste sábado. Já que também é necessário temperatura amena durante a aplicação. De acordo com Lúcio, a operação vai ser feita na rua Gaspar da Costa Moraes e nas imediações, região em que ocorreu a quinta transmissão do vírus em Itajaí.

Continua depois da publicidade

::: Veja entrevista com a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí

::: Confira entrevista com a gerente de Zoonoses e Entomologia da Dive

Dois funcionários da Dive em Florianópolis, vieram para Itajaí nesta sexta e acompanharam o trabalho dos agentes de endemia. Eles também acertaram os detalhes do mutirão que será realizado em 15 quarteirões do bairro São Vicente na próxima segunda-feira.

– Os agentes vão entrar nos pátios das residências e vão remover tudo o que pode se tornar criadouro do aedes aegyti. Será feita uma verdadeira varredura – afirma o supervisor do Programa de Controle da Dengue da Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional em Itajaí, Antonio Cesar dos Anjos.

De acordo com Lúcio, 15 agentes do programa vão participar do mutirão. O objetivo é acabar com todos os focos do mosquito na área em que a ação será realizada.

Continua depois da publicidade

No fim da tarde desta sexta, segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Rachel Marchetti, Itajaí estava com oito casos sob suspeita de dengue. Outros seis foram descartados.

Leia mais:

::: Itajaí busca respostas para explicar atual surto de dengue

::: Prefeitura confirma surto de dengue em Itajaí

::: Confirmado o quarto caso de dengue em Itajaí

::: Terceiro caso de dengue faz Itajaí deflagrar caçada inédita ao mosquito

::: Itajaí cria força-tarefa para evitar surto de dengue

::: Um outro balde de gelo: envie vídeos pelo combate à dengue em Itajaí

::: Prevenção: saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue

::: Itajaí registra primeiro caso de dengue contraída dentro do município