Com o aumento no número de casos confirmados de dengue contraída em Itajaí para 23 nesta quarta-feira, a Prefeitura e o Estado uniram forças para intensificar o combate ao mosquito transmissor do vírus. No início da noite o chefe de gabiente do prefeito, Manoel Rodrigues Conceição, anunciou o uso de R$ 400 mil que seriam destinados ao carnaval _ cancelado nesta quarta _ para reforçar o Programa de Controle da Dengue.

Continua depois da publicidade

– O dinheiro poderá ser usado para a contratação de profissionais, para uma campanha massiva de conscientização da população, de acordo com o que a Secretaria da Saúde julgar necessário – disse Manoel.

Leia mais:

::: Sobe para 21 o número de casos de dengue em Itajaí

Continua depois da publicidade

::: Outras cinco pessoas com suspeita de dengue são registradas em Itajaí

::: Estado confirma o quinto caso de dengue adquirida em Itajaí

::: Casos de dengue em Itajaí preocupam municípios da região do Vale

::: Bairro que registrou cinco casos de dengue tem cenário de descuido

::: Itajaí busca respostas para explicar atual surto de dengue

::: Confira 10 dúvidas mais frequentes sobre a dengue

Segundo o chefe de gabinete, está prevista para esta quinta-feira uma reunião entre a secretaria e o gabiente do prefeito para decidir os detalhes do uso do dinheiro. O montante será liberado por meio de ato emergencial.

Após reunião na sede da Secretaria da Saúde de Itajaí, a gerente de Zoonoses e Entomologia da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), Suzana Zeccer, também anunciou reforço. Conforme Suzana, três agentes de combate a dengue de São José, na Grande Florianópolis, serão remanejados para Itajaí nesta quinta-feira. Eles irão integrar a equipe de 25 agentes do Programa de Controle da Dengue e atuarão com a supervisão de uma funcionária da Dive de Florianópolis.

::: Veja como evitar que a sua casa se torne um criadouro do mosquito

Um veículo da diretoria, com uma máquina já instalada para lançamento de inseticida, também será enviado para Itajaí com o objetivo de intensificar a operação Bloqueio de Casos no perímetro do bairro São Vicente, em que ocorreu a transmissão do vírus _ arredores da Rua Manoel Francisco Coelho.

Continua depois da publicidade

– É um reforço para a gente implementar as ações de combate, mas outras áreas precisam estar juntas para fazer funcionar – afirmou Suzana, ao ser questionada se considerava o reforço suficiente.

::: Confira as dez dúvidas mais frequentes sobre a dengue

A gerente também informou que 21 agentes do Programa de Estratégia da Família de Itajaí passarão a atuar exclusivamente no combate ao mosquito da dengue e na orientação dos moradores nas regiões em que foram registradas transmissão do vírus no São Vicente.

::: “Acho que faltou comprometimento da comunidade contra a dengue”, diz diretora da Vigilância Epidemiológica

Continua depois da publicidade

::: “As pessoas têm o papel de diminuir o número de mosquitos da dengue”, afirma gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado

::: Itajaí registra primeiro caso de dengue contraída dentro do município

::: Prevenção: saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue