Cinco novos pacientes com suspeita de dengue foram registrados em Itajaí nesta semana. Ao todo, são 15 casos sendo investigados e cinco confirmados de pessoas que contraíram a doença na cidade – o sexto caso que estava em análise contraiu dengue fora do município.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

::: Estado confirma o quinto caso de dengue adquirida em Itajaí

::: Casos de dengue em Itajaí preocupam municípios da região do Vale

Continua depois da publicidade

::: Bairro que registrou cinco casos de dengue tem cenário de descuido

::: Itajaí busca respostas para explicar atual surto de dengue

::: Confira 10 dúvidas mais frequentes sobre a dengue

A diretora de Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Rachel Marchetti, afirma que quatro bairros estão infestados ou parcialmente infestados pelo mosquito transmissor Aedes Aegypti: Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova e São João. Por isso, ela reforça que é necessário unir forças para solucionar o problema.

– Estamos com mais de 50% da cidade registrando focos positivos. Anteriormente tínhamos apenas dois bairros infestados, agora foram localizados focos positivos também no São João e Cidade Nova – argumenta.

Para combater a dengue a população precisa evitar o acúmulo de água parada e revistar o seu quintal. Recipientes como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras podem armazenar as larvas dos mosquitos.

Continua depois da publicidade

::: “Acho que faltou comprometimento da comunidade contra a dengue”, diz diretora da Vigilância Epidemiológica

::: “As pessoas têm o papel de diminuir o número de mosquitos da dengue”, afirma gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado

::: Itajaí registra primeiro caso de dengue contraída dentro do município

::: Prevenção: saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue