Aumentou para 21 o número de pacientes que contraíram dengue em Itajaí. A informação foi confirmada pela diretora da Vigilância Epidemiológica do município, Rachel Marchetti, no início da noite desta terça-feira. A prefeitura não informou se vai intensificar o combate ao aedes aegypti. Também não foi divulgado se os casos chegaram a outros bairros da cidade.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
::: Outras cinco pessoas com suspeita de dengue são registradas em Itajaí
::: Estado confirma o quinto caso de dengue adquirida em Itajaí
Continua depois da publicidade
::: Casos de dengue em Itajaí preocupam municípios da região do Vale
::: Bairro que registrou cinco casos de dengue tem cenário de descuido
::: Itajaí busca respostas para explicar atual surto de dengue
::: Confira 10 dúvidas mais frequentes sobre a dengue
Até o início da tarde desta terça, havia 13 pacientes diagnosticados com dengue na cidade. Todos adquiriram a doença no bairro São Vicente que, assim como o vizinho Cordeiros, sofre uma infestação de focos positivos do mosquito transmissor do vírus.
::: Veja como evitar que a sua casa se torne um criadouro do mosquito
– Nossa situação está muito crítica e se continuar assim iremos perder essa batalha. A população precisa entender a gravidade do problema e fazer sua parte. A equipe de combate à dengue segue trabalhando incansavelmente, mas precisamos da ajuda de todos para que o resultado seja positivo – afirmou Rachel. A declaração da diretora foi feita antes de o número de casos subir para 21.
::: Confira as dez dúvidas mais frequentes sobre a dengue
Reportagem de O Sol Diário publicada há dez dias mostrou cenário de descuido em relação ao aedes aegypti no São Vicente. Na ocasião, foram vistos depósito de construção, caixas de papelão cheias de sapato em local descoberto, bromélias nos quintais e terrenos baldios com lixo e embalagens descartáveis na rua Manoel Francisco Coelho e arredores.
Continua depois da publicidade
::: Itajaí registra primeiro caso de dengue contraída dentro do município
::: Prevenção: saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue
A região, que concentra os registros de casos no bairro, já foi alvo de operações do Programa de Controle da Dengue. Entre elas, mutirões de limpeza e lançamento de inseticida contra as residências, por meio de bomba motorizada, para matar os mosquitos adultos.
Continua depois da publicidade
Sintomas da dengue
– Febre
– Dor de cabeça
– Dor no corpo
– Dor atrás dos olhos
– Pode haver dor nas juntas e manchas vermelhas na pele
* Ao apresentar algum desses sintomas evitar tomar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico, presente na aspirina, por exemplo.
*FONTE: Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive)