A dengue chegou ao bairro Cordeiros em Itajaí. Um dos oito casos confirmados no fim de semana foi registrado na localidade, que é vizinha do bairro São Vicente, único a apresentar transmissões pelo vírus até então. Agora, a cidade soma 32 contaminações pela doença. No fim da tarde desta segunda-feira, 29 pessoas com suspeita de dengue estavam à espera do resultado do exame.

Continua depois da publicidade

– Isso comprova que a dengue está se alastrando pela cidade – observa a Diretora de Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Rachel Marchetti.

::: Leia todas as notícias sobre a dengue

Segundo a Secretaria de Saúde, 70% do município está infestado por focos de aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus. A situação é mais crítica nos bairros São João e Cidade Nova, além de São Vicente e Cordeiros que já registram transmissões.

Continua depois da publicidade

Na tarde de sábado, foi realizada a primeira operação “Bloqueio de Casos” no Cordeiros. Conforme o coordenador do Programa de Controle da Dengue em Itajaí, Lúcio Vieira, a ação contou com o veículo cedido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive). Foram percorridos 12 quarteirões do loteamento Votorantin, situado no Cordeiros. O veículo que possui uma máquina de lançamento de inseticida acoplada na carroceria, borrifou o veneno, capaz de matar o mosquito adulto, em direção às casas.

Veja também:

::: Prefeitura de Itajaí decreta situação de emergência por causa da dengue

::: Sobe para 21 o número de casos de dengue em Itajaí

::: Casos de dengue em Itajaí preocupam municípios da região do Vale

::: Bairro que registrou cinco casos de dengue tem cenário de descuido

::: Itajaí busca respostas para explicar atual surto de dengue

Nesta segunda-feira, conforme Lúcio, foi realizado um mutirão de limpeza no bairro São João. O alvo foram três blocos de um condomínio abandonado. Após a retirada do entulho que pode acumular água e se tornar criadouro do mosquito da dengue, um agente lançou inseticida para matar os mosquitos adultos que estivessem no local.

Previna-se:

::: Confira 10 dúvidas mais frequentes sobre a dengue

::: Veja como evitar que a sua casa se torne um criadouro do mosquito

::: Prevenção: saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue

Disque Denúncia

A partir desta terça-feira, a Defesa Civil começa a receber denúncias sobre terrenos baldios e locais com focos do mosquito da dengue. A população poderá informar o endereço por meio do telefone 199 e um agente de defesa civil irá até o local.

Continua depois da publicidade

– Descentralizamos as ações para que a saúde consiga definir e, principalmente, aplicar as estratégias de ação, deixando para a Defesa Civil e Secretaria de Obras a limpeza dos terrenos – informa Rachel.

Combater a proliferação do mosquito da dengue é simples. Basta eliminar a água contida em latas, embalagens, copos plásticos, tampas de refrigerante, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.

Confira entrevistas:

::: “Acho que faltou comprometimento da comunidade contra a dengue”, diz diretora da Vigilância Epidemiológica

Continua depois da publicidade

::: “As pessoas têm o papel de diminuir o número de mosquitos da dengue”, afirma gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado