Dos 18 novos pacientes confirmados com dengue nesta terça-feira em Itajaí, um é morador do bairro São Judas, um de Cordeiros e os outros 16 do bairro São Vicente, que concentra os registros de transmissão do vírus. O surto da doença já soma 49 casos na cidade, outras 18 pessoas aguardam resultado de exames.

Continua depois da publicidade

Veja também:

::: Aumenta para 58 o número de casos de dengue registrados em SC

::: Prefeitura de Itajaí decreta situação de emergência por causa da dengue

Continua depois da publicidade

::: Casos de dengue em Itajaí preocupam municípios da região do Vale

::: Bairro que registrou cinco casos de dengue tem cenário de descuido

::: Itajaí busca respostas para explicar atual surto de dengue

Segundo o secretário de Comunicação de Itajaí, Murilo José da Conceição, ainda não é possível afirmar que os moradores do São Judas e do Cordeiros contraíram dengue nas localidades.

– Vamos investigar e caso tenha sido nos bairros em que eles moram será ampliado o raio de atuação da operação de bloqueio – disse.

Na tarde desta terça-feira houve a primeira reunião do gabinete de crise formado pelo prefeito Jandir Bellini quando decretou situação de emergência em Itajaí na última quinta-feira por causa da dengue. Participaram do encontro a vice-prefeita Dalva Rhenius, representantes das secretarias de Saúde, Obras e Comunicação, Procuradoria Geral do Município e Câmara de Vereadores.

Continua depois da publicidade

::: Leia todas as notícias sobre a dengue

::: Dengue chega ao Bairro Cordeiros, em Itajaí

::: Vale do Itajaí intensifica prevenção à dengue

::: Santa Catarina tem 40 casos de dengue em 2015

Na reunião ficou acertado o uso de cerca de R$ 150 mil dos R$ 400 mil remanejados para o combate à dengue para a contratação de 30 novos agentes, que devem atuar pelos próximos seis meses. Está em estudo a criação de um projeto de lei para multar moradores que forem notificados por terem focos do mosquito da dengue em seus terrenos e, após nova visita, voltarem a apresentar o problema.

Também está sendo analisado como visitar imóveis fechados ou que os donos não permitam a entrada dos agentes. Uma das possibilidades é tentar um mandado de segurança na Justiça que permita a entrada em todos os imóveis do município ou fazer uma listagem dos que não for possível visitar e depois conseguir mandado para cada um.

Confira entrevistas:

::: “Acho que faltou comprometimento da comunidade contra a dengue”, diz diretora da Vigilância Epidemiológica

Continua depois da publicidade

::: “As pessoas têm o papel de diminuir o número de mosquitos da dengue”, afirma gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado

Dengue em Santa Catarina

Subiu de 40 para 58 o número de casos de pessoas infectadas com o vírus da dengue em Santa Catarina nesta terça-feira. O salto se deve ao aumento dos registros em Itajaí, cidade que concentra 86% das ocorrências e é o foco do surto no Estado. Ainda há 12 pessoas em avaliação para saber se estão contaminadas, enquanto outros 42 casos, apesar das suspeitas, foram descartados como dengue.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado tenta impedir que o surto se espalhe para outros municípios, em especial os considerados infestados pelo mosquito da dengue (Chapecó, São Miguel do Oeste, Xaxim, Xanxerê, Pinhalzinho, Balneário Camboriú e Itapema, além de Itajaí).

Continua depois da publicidade