A importância da educação é inquestionável em qualquer sociedade, mas poucos vão além de cobrar do poder público a melhoria de índices e resultados. Por isso, o envolvimento da comunidade mostrou mais uma vez porque Jaraguá do Sul é tão diferente. Alunos de diversas escolas daqui participaram de projetos sobre empreendedorismo, cidadania e vocação profissional, encabeçados por empresas e organizações sociais, como os núcleos setoriais da Acijs.

Continua depois da publicidade

A coroação veio com o projeto Professor Nota Mil, realizado pelo município em parceria com a Associação Empresarial. Os docentes esbanjaram criatividade para envolver os alunos em atividades que vão além do que o trabalho exige, e como prêmio, três deles vão para a Alemanha em março para se aperfeiçoar.

Pela educação infantil, a professora Adriane Moretti se destacou pelo incentivo artísticos das crianças com o “Pequenos Artistas, Grandes Momentos”. Margarete Plebani Rosa foi a selecionada das séries iniciais do ensino básico, com o projeto que estimula a leitura; e Roni Carlos dos Santos, das séries finais, conseguiu ensinar matemática de um jeito leve, construindo instrumentos musicais. Dois dos três projetos foram capa do AN Jaraguá pela relevância junto à comunidade.

Assim como a Fiesc, através do Movimento a Indústria pela Educação; a Acijs se consagra como instituição empenhada na transformação da qualidade do ensino. Segundo o presidente, Paulo Mattos, o Professor Nota Mil pode colocar Jaraguá do Sul como modelo educacional nos próximos cinco anos.

————————————–

Continua depois da publicidade

Outros destaques:

Resgate

Os primeiros tijolos foram levantados em 1915 e agora, cem anos depois, as paredes da Casa Rux estão de cara nova. A entrega oficial da reforma do imóvel, que custou R$ 470 mil aos cofres do Iphan, está marcada para sexta-feira. A residência, no Rio da Luz, integra os Roteiros Nacionais da Imigração. A foto foi feita em março, quando as obras estavam a pleno vapor.

Sem respostas

A participação popular na consulta sobre o zoneamento de Jaraguá do Sul melhorou consideravelmente no segundo período de pesquisa, encerrado no dia 10. Na primeira etapa, entre setembro e outubro, 123 pessoas responderam o questionário; contra os 301 participantes de novembro/dezembro. Ainda assim, quatro bairros continuam sem opinião registrada: Águas Claras, Boa Vista, Parque Malwee e Tifa Monos.

Germânicos

Pomerode começou nesta segunda-feira a divulgação da Festa Pomerana 2016, que começa no dia 14 de janeiro, até 24. O evento tradicional terá novidades para a 33ª edição, como a apresentação do hino oficial e cerveja criada especialmente para a festa, a Schornstein Pomerana.

Carnaval

A folia de Momo de Jaraguá do Sul não está totalmente cancelada, garante o presidente da Fundação Cultural, Marcelo Prochnow. Segundo ele, ainda não há definição sobre o evento ou os valores a serem direcionados em 2016, mas estão em tratativas algumas propostas. A equipe da FC deve bater o martelo esta semana.

Continua depois da publicidade

Bananal do Sul

A ordem de serviço para a pavimentação do primeiro trecho da Estrada Bananal do Sul e outras 14 vias de Guaramirim foi assinada no último sábado pelo prefeito Lauro Fröhlich. Mas a empresa Paviplan só deve marcar presença no local depois da primeira quinzena de janeiro. A preocupação dos moradores é a mesma vivida pelos lindeiros da Anelio Nicocelli, quanto tempo a obra vai se arrastar – o prazo oficial é sete meses – e o que fazer quanto à segurança.