A consulta pública sobre o zoneamento de Jaraguá do Sul teve a participação de apenas 123 pessoas, ou seja, 0,07% da população se interessou em responder ao questionário. A pouca representatividade levou o Instituto Jourdan a abrir um novo período de pesquisa, que começa nesta sexta-feira e se estende até dia 10 de dezembro. Associações de moradores, entidades representativas e de classe, e universidades serão convidadas, novamente, a responder o questionário, que traz perguntas simples e objetivas sobre importância de iluminação, condições das calçadas e número de pavimentos das construções, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Dez dos 39 bairros não tiveram uma resposta sequer e outras oito localidades contaram com apenas uma participação cada. O Centro registrou o maior número de votantes, 26, seguido do Amizade (10) e do Jaraguá Esquerdo (9). O resultado preliminar da consulta está disponível no site do Instituto e trouxe algumas surpresas, principalmente na ocupação de topos de morro – 52% dos participantes acha que devem ser totalmente preservados – e na instalação de indústria – 40% são contrários a indústrias de qualquer porte.
Os dados da pesquisa serão cruzados com os levantamentos técnicos já realizados, e vão compor o Plano de Zoneamento. Pelo cronograma do grupo de trabalho, o documento será apresentado ao grupo externo no dia 14 de dezembro.
Macrozoneamento
Enquanto isso, o Plano de Macrozoneamento está em apreciação na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara. O texto chegou à Casa no final do mês passado e os vereadores convocaram uma reunião para esclarecer dúvidas na próxima terça-feira.
Continua depois da publicidade
——————————-
Outros destaques do Portal Jaraguá
Sem acesso
A comunidade do Alto Garibaldi está isolada por causa da péssima condição das estradas na serra de São Pedro, e os moradores dizem que os buracos chegam a 80 centímetros de profundidade. A prefeitura começou ontem o trabalho para amenizar a situação, mas com o expediente só até as 13h, as máquinas devem retornar hoje para liberar a passagem de veículos. Isso se São Pedro colaborar, já que com chuva não se trabalha. Cerca de 300 famílias moram na localidade, segundo o Ministério da Agricultura.
Resposta
O presidente do Sinsep, Luis Cesar Schorner, entrou em contato com a coluna para reclamar do título Famintos, dado a nota da edição de ontem, que trata sobre o vale-alimentação dos servidores. Schorner não contesta o conteúdo publicado, apenas o título – que deixa margem para dupla interpretação.
Eles brigam para derrubar a proposta da prefeitura, que corta o benefício para quem está em férias e para quem trabalha até 20 horas semanais e reduz o valor para cargas de até 35 horas. “É um complemento de salário e um direito dos servidores, não um favor”, defende o presidente.
Pressa na obras
O acidente fatal na tarde de quarta-feira na Estrada Bananal do Sul, em Guaramirim, deixou latente a necessidade imediata da pavimentação da via, reivindicada pela comunidade há anos. A Paviplan é responsável pela execução do primeiro trecho, do Zindars até o bar do Opa, justo onde aconteceu a colisão, mas só não começou ainda por causa do tempo.
Continua depois da publicidade
Recuperação
Aliás, a Paviplan também venceu a licitação para recuperar a SC-108, desde a Rodovia do Arroz em Guaramirim até Massaranduba. A empresa vai receber quase R$ 300 mil para tapar buracos, melhorar a sinalização e promover a roçada na vegetação, e tem 60 dias para começar o trabalho a partir da ordem de serviço.
Ajuda
O pequeno Nicolas Fernando Leite está há 5 meses sem fazer quimioterapia e nos últimos exames apontam que a doença esta controlada. Os médicos alertam que ela pode voltar a se manifestar, por isso ainda há necessidade de transplante de medula. E você, já se cadastrou como doador?
Na disputa
O fixo Caio é o único representante do Jaraguá Futsal na enquete dos melhores jogadores da Liga Nacional 2015, promovido pela SporTV. No ano passado, a equipe figurava em seis das oito categorias.
Vaga
O suplente Norbert Voigt assumiu ontem uma cadeira no Legislativo como a licença do vereador Pedro Garcia, ambos do PMDB. O líder do governo pediu afastamento de 30 dias para dar oportunidade ao colega, que fez 733 votos na última eleição.
Continua depois da publicidade
Tradições
A Semana da Consciência Negra contou com programação desde o início do mês, quando as escolas intensificaram o trabalho sobre a importância da etnia negra com os alunos. Ontem, um grupo de 20 mulheres participou da oficina de turbantes, na Igreja São Sebastião, em Jaraguá do Sul. Nesta sexta, o encerramento das atividades será com roda de capoeira e roda de samba, na Praça Ângelo Piazera, a partir das 18h.