Uma pincelada aqui, um pouco de cola ali e mais um pouquinho de tinta aqui. O resultado das atividades de artes no Centro Municipal de Educação Infantil Almida Dalcanale Bertoli, em Jaraguá do Sul, rendeu uma exposição com 253 telas produzidas pelos alunos, que termina nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
A professora que coordenou a atividade, Adriane Moretti, explica que a ideia surgiu em conjunto com a professora Andréa Correia Lopes para estimular a criatividade dos alunos. Segundo a docente, cada turma, das 12 do centro, usou técnicas diferentes de acordo com a idade dos estudantes.
– Os alunos do berçário tiveram o primeiro contato com a tinta. Como eles estão na fase de experimentar tudo, usamos tinta comestível – conta Adriane.
Em maio, as obras começaram a ganhar forma. A educadora revela que a intenção era instigar o processo criativo de cada criança, que era responsável pela escolha do material e das cores para pintar as telas. Conforme conta Andréa, muitos métodos reduzem a criatividade porque o aluno produz apenas o que acredita agradar ao professor. A intenção era mostrar as escolhas das crianças.
– O trabalho ajuda a desenvolver a criatividade e a coordenação motora, mas o principal é trazer autonomia e independência para os alunos – revela.
Continua depois da publicidade
Heloisa Maria Ropelato, de cinco anos, fala com empolgação que fez uma releitura inspirada nas obras mostradas pela professora, dos pintores Renoir, Michelangelo e Ron Mueck. Já João Vitor Martins, de três anos, conta que queria colocar muita serragem no seu quadro, mas gostou mesmo de pintar. Segundo Adriane, os alunos ficaram à vontade para soltar a criatividade e surpreenderam o corpo docente pelas ideias.
:: Leia mais notícias de Jaraguá do Sul e região ::
Outro objetivo é que os pais e a comunidade participem da vida escolar do bairro Nereu Ramos. A exposição de dois dias termina hoje. O horário segue o funcionamento do centro, das 6h15 às 18 horas.