Viajar no mundo da literatura não será uma missão apenas para os leitores, mas também para os livros que serão arrecadados pelos alunos da Escola de Ensino Fundamental Alberto Bauer, de Jaraguá do Sul. Durante setembro, os estudantes do 2º ano vão arrecadar livros para doar ao Congo, na África, e também para instituições da cidade.

Continua depois da publicidade

A iniciativa surgiu neste ano com o Projeto Transformando o meu e o seu Mundo Através da Leitura. A coordenadora e professora de ensino fundamental Margarete Rosa explica que os 16 alunos estão no período de alfabetização e sentem dificuldade na hora da leitura. Por isso, a turma visitou espaços de leitura do município, como a Biblioteca Municipal. Também foram desenvolvidas atividades práticas e os alunos começaram a observar como era a realidade da leitura na cidade.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região

– Criamos na escola quatro cantinhos para funcionários, professores e alunos lerem o quanto quiserem, sem obrigação. Começamos, então, a pensar, em sala de aula, como é a realidade em outros países.

Após aulas com vídeos sobre escolas na África, os alunos ficaram comovidos com a situação de países mais carentes e surgiu a ideia de enviar livros para incentivar a leitura, conta a professora. Margarete afirma que os alunos entendem que o Congo, país escolhido, também necessita de alimento, mas que os livros serão uma motivação para aquele povo.

Continua depois da publicidade

– Vamos enviar livros sem escrita, aqueles com ilustrações, pois cada tribo tem seu dialeto. Ainda não sabemos como faremos esse envio, mas já temos parceiros que estão nos ajudando. As crianças daqui querem que as crianças de lá também possam alimentar a alma, a criatividade, o mundo da imaginação – revela.

Como ajudar

Para aproveitar as doações com livros em português, a escola irá repassar livros para instituições como hospitais, bibliotecas, museus e praças de Jaraguá do Sul. Além disso, os estudantes pretendem fazer leituras para pessoas hospitalizadas e contação de história em creches. Ela afirma que o método está ajudando no desenvolvimento da leitura nessa fase tão importante de alfabetização.

– O objetivo é realizar a ação social. Plantar a semente da leitura nesses jovens e que essa corrente aumente cada vez mais – destaca.

Para que o projeto seja um sucesso, eles dependem de doações de livros e contam com a participação de todos os jaraguaenses. Margarete explica que são aceitas doações de todos os gêneros literários e para todas as faixas etárias porque o projeto se estende também aos pais de alunos e à comunidade em geral.

Continua depois da publicidade

Doações podem ser levadas até a Escola Alberto Bauer, na rua Guanabara, 500, Czerniewicz, durante o mês de setembro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da escola, (47) 3275-2129, ou pelo e-mail eabauer@terra.com.br. A escola também se dispõe a buscar as doações.