A Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação será implantada, às 16h30 de hoje, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Segundo o vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Célio Bayer, o objetivo é criar um grupo que irá debater as necessidades para melhorias educacionais no Vale do Itapocu.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região ::
Bayer explica que a câmara será composta por pouco mais de 20 pessoas de diversos segmentos: desde representantes das indústrias e dos sindicatos, passando por membros das prefeituras da região, até representantes do Sesi, Senai e Senac. Parte do projeto inclui a criação de um Observatório – o objetivo é reunir dados mais específicos sobre a educação na região e com bases nessas informações traçar ações específicas. Um Observatório já atua estadualmente reunindo dados.
– Queremos melhorar a educação não apenas dos trabalhadores da indústria, mas da cidade, envolvendo os setores para visar o desenvolvimento da região _ defende Célio.
Continua depois da publicidade
Dentro das ações da Câmara devem ocorrer debates e palestras, com convidados que vão expor e ampliar as discussões sobre o tema. Os encontros devem ocorrer a cada 60 dias no máximo. Ele lembra que outras ações do Movimento A Indústria pela Educação já ocorrem no Vale do Itapocu, como o incentivo das empresas para que funcionários estudem.
E destaca que, com 37% dos trabalhadores da indústria da região sem escolaridade básica, a necessidade de melhorias é alta. Esta é a segunda câmara regional que será criada em Santa Catarina. A primeira foi em São Bento do Sul, no dia 9 de junho.