Mais de 33 mil alunos vão movimentar a UFSC neste final de semana de provas do Vestibular de Verão 2015. As disputas por uma das 6,5 mil vagas vão ocorrer em 23 cidades catarinenses de sábado a segunda (veja detalhes na tabela abaixo).
Continua depois da publicidade
Neste ano, pelo menos três novidades: ampliação de cotas, aplicação das provas na penitenciária de Joinville (a exemplo dos anos anteriores, na penitenciária da Capital) e o desmembramento do curso de Engenharia de Mobilidade, de Joinville.
Ele foi transformado em bacharelado interdisciplinar em Mobilidade e deu origem a outras sete engenharias (Aeroespacial, Automotiva, de Infraestrutura, de Transportes e Logística, Ferroviária e Metroviária, Mecatrônica e Naval).
COTAS
Continua depois da publicidade
Outra inovação é a destinação de mais vagas pelo sistema de cotas. Presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Edite Krawulski explica que a partir deste ano passa de 35% para 47,5% o total de vagas destinadas a cotistas.
Há também 16 vagas suplementares para povos indígenas (com limite de até três alunos por curso). A proposta da UFSC é se adiantar para obedecer à lei federal que prevê a reserva de 50% de vagas para cotas até 2016.
RESULTADOS
O gabarito oficial deve ser liberado às 20h de segunda-feira, garante Edite. O edital não define data para divulgação dos aprovados, que deve ocorrer em meados de janeiro.
Continua depois da publicidade
SEGURANÇA
Conforme a presidente da Coperve, a preocupação com a segurança e a preservação das informações contidas nas provas é grande e até os fiscais de salas foram orientados a não usar celular. Cerca de 3 mil profissionais atuarão na organização.
Aliás, o caderno de provas também não será liberado aos alunos após o horário das provas, apenas a folha do gabarito. No site, também não há previsão para a divulgação do caderno de provas. Os sabatistas vão aguardar em uma sala reservada e só farão a prova a partir do pôr do sol.
MENOR PARTICIPAÇÃO
O vestibular deste ano teve quase 500 inscritos a menos do que no ano passado.
– A gente ainda está no processo de reforçar a divulgação nos campi do interior, para que entendam que lá também é UFSC – explica Edite.
Continua depois da publicidade
Para ela, a queda na participação se deve também à ampliação de ofertas de outras universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem como forma de seleção. Um grupo de trabalho da UFSC estuda a adesão ao sistema, mas não há previsão de ser aplicado.
Aos alunos que solicitaram na inscrição, a nota do Enem ainda é uma aliada. Ela pode ajudar a compor 30% da nota final do candidato se a composição não prejudicar a nota do aluno e se o resultado do Enem for divulgado até 9 de janeiro.
Leia mais:
Vestibular UFSC: Confira o vídeo do Aulão DC com os principais assuntos
Vestibular UFSC: Confira 12 dicas para os últimos dias antes das provas
Udesc divulga listão dos aprovados no vestibular de verão 2015
Aos 50 anos, ESAG terá doutorado e ensino a distância
Por que os estudantes catarinenses estão na mira do Reino Unido
Conheça a trajetória do primeiro diplomado da UFFS Chapecó
Unisul se mobiliza para ajudar jovem a pagar transplante de medula
Liminar dá direito a bolsa para alunos de graduação a distância em SC