Ela nasceu pela intenção do governo Celso Ramos de profissionalizar a gestão administrativa de SC, em 1964. A Escola Superior de Administração e Gerência, atual Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc, completa hoje cinco décadas com a reputação de ser um dos principais centros públicos de formação de gestores.
Continua depois da publicidade
No Enade 2012, os cursos de Administração e Ciências Econômicas obtiveram nota máxima. Ao longo das décadas, o centro se reinventou para focar nas demandas impostas pelo dinamismo da nossa economia.
Saiba mais sobre ensino superior e vestibular no Caderno Universitário
Continua depois da publicidade
Por que os estudantes catarinenses estão na mira do Reino Unido
Conheça a trajetória do primeiro diplomado da UFFS Chapecó
Unisul se mobiliza para ajudar jovem a pagar transplante de medula
Liminar dá direito a bolsa para alunos de graduação a distância em SC
Para o futuro, o desafio, segundo o diretor-geral Arnaldo José de Lima, é tornar a sala de aula um espaço colaborativo e trazer as novas tecnologias: o professor como mediador de conteúdo, que interage com as questões trazidas pelos alunos, e não mais o único transmissor.
O diferencial que a Esag conquistou nos cursos de Administração e deve ser fortalecido é fazer com que as disciplinas tornem as aulas tão dinâmicas quanto um ambiente organizacional. Uma aula de planejamento, por exemplo, precisa ter apontamentos pela ótica de quem entende de produção, outro do planejamento estratégico e outro da gestão de pessoas.
– Criar espaço colaborativo, que envolva a multidisciplinariedade, partindo do pressuposto que se tem no mesmo espaço várias áreas do conhecimento – projeta o diretor-geral, Arnaldo José de Lima.
Continua depois da publicidade
Primeiro doutorado será lançado
Na pesquisa e extensão também haverá avanços. Em agosto de 2015, a Esag lançará o primeiro doutorado, focado em Administração Empresarial e Acadêmico. Também é aguardada a publicação do edital do Programa Nacional de Formação em Administração Pública que deve ratificar a autorização para implantar o ensino a distância para o curso de Administração Pública. A expectativa é abrir 450 vagas para atender a todas as regiões, sobretudo cidades onde ainda não há campus da Udesc.
Para Lima, outro desafio é manter a nota máxima no Enade nos cursos de graduação e elevar para seis ou sete o conceito da pós-graduação, para firmar a Esag como referência nacional e internacional.
As inscrições para o vestibular de verão da Udesc encerraram no início do mês. A prova objetiva será aplicada dia 16 de novembro.
Continua depois da publicidade
PERFIL DA ESAG
Dinamismo
– 16 de outubro de 1964 – implantada para criar técnicos focados na gestão pública
– 1970/1980 – com a expansão da indústria, dá atenção a disciplinas focadas na produção
– 1990 – consolida o ensino voltado à gestão pública e empresarial
Alunos
– 2 mil alunos (1,5 mil na graduação)
– Disputa: Adm. Empresarial (18 por vaga), Adm. Pública (14) e Ciências Econômicas (7)
Avaliação dos cursos
– Graduação: 5 (nota máxima no Enade 2012)
– Pós-graduação: conceito 4 (escala vai até 7) Fonte: Sistema e-MEC e diretor-geral da Esag, Arnaldo José de Lima
Fonte: Sistema e-MEC e diretor-geral da Esag, Arnaldo José de Lima