Apenas nove dias separam os candidatos do início das provas do Vestibular UFSC de 2015. Na reta final, segundo professores e especialistas, o fundamental é manter a calma e o equilíbrio e rever os assuntos mais importantes. Porém, mesmo os mais ansiosos precisam de um período de descanso antes da maratona de três dias de provas, que incluem 80 questões de proposições múltiplas, quatro discursivas e a redação. Então nada de apostilas ou aulões na véspera do exame. O importante é descansar bastante e preparar- -se para o total de 12 horas de testes para disputar uma das mais de 6,5 mil vagas distribuídas em 98 opções de curso.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Caderno Universitário: divulgada data do vestibular UFSC 2016
Vestibular UFSC 2016: Veja os livros que serão cobrados na prova
Continua depois da publicidade
São mais de 33,4 mil candidatos que devem prestar o Vestibular da UFSC neste ano, entre os dias 13 e 15 de dezembro. As vagas são para cursos distribuídos nos cinco campi da instituição: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
De acordo com a presidente da Coperve da UFSC, Edite Krawulski, neste ano 11.284 candidatos optaram pelas vagas destinadas às diferentes modalidades da Política de Ações Afirmativas ( PAA), o que representa 33,75% do total de inscritos. As provas irão ocorrer em 23 cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.
O gabarito preliminar será divulgado às 20h do dia 15 de dezembro no site www.vestibular2015.ufsc.br. Os candidatos poderão entrar com recurso quanto ao conteúdo das questões das provas e quanto ao gabarito preliminar até as 18h do dia 16 de dezembro.
Continua depois da publicidade
O Diário Catarinense ouviu professores de cursos pré-vestibular que deram dicas para que o aluno mantenha o foco, sem esquecer do descanso. Confira:
ROTINA
É fundamental que o aluno mantenha rotina normal de estudos. Quem tenta relaxar neste período pode sentir ansiedade e nervosismo, já que geralmente se culpa pois fica pensando que poderia usar o tempo para estudar. Na noite anterior à prova, a dica é relaxar e ter uma boa noite de sono.
LOCAL DA PROVA
Visite o local da prova com antecedência e calcule o tempo para chegar com tranquilidade. Fique atento aos horários do transporte público, principalmente nos finais de semana. É importante chegar com uma hora de antecedência ao local de prova.
Continua depois da publicidade
ÁGUA E ALIMENTAÇÃO
Nos dias das provas, é ideal consumir carboidratos com baixo índice glicêmico ( alimentos integrais) e se manter bem hidratado. Cérebro sem energia e desidratado não funciona bem. Na hora da prova um sanduíche natural e água são suficientes pra garantir um bom estado fisiológico para se sair bem.
TIRE DÚVIDAS
Aproveite esta última semana para tirar todas as dúvidas com os professores. Revise os assuntos que você já tem conhecimento. Estes últimos dias não devem servir para aprender novas coisas, isso pode causar nervosismo. Ao realizar as provas, comece pelas questões que tem maior facilidade.
DESCANSO
Nos dias das provas, as manhãs são para descansar e se alimentar bem. Nada de estudar ou assistir aulões, estratégias que desgastam, prejudicando o desempenho do aluno na hora da prova. Faça exercícios de alongamento antes do exame. É fundamental usar roupas confortáveis.
Continua depois da publicidade
QUÍMICA
São predominantes as questões envolvendo reação de oxirredução. O fenômeno de isomeria ou questões de endotérmicas e exotérmicas também são frequentes no vestibular da UFSC. Conhecimentos sobre hibridização de carbono também são importantes para executar bem a prova.
GEOGRAFIA
Dê uma revisada na geopolítica mundial com enfoque na briga pela Ucrânia entre Europa e Rússia. O conflito na Síria, no Oriente Médio, assim como a Primavera Árabe também podem cair. Em SC, os 40 anos da grande enchente em Tubarão, os 10 anos do Furação Catarina e a BMW em Araquari são apostas.
BIOLOGIA
A prova é generalista e sempre tenta abordar a maioria das áreas da biologia, como citologia, fisiologia, zoologia, mas de forma superficial. A maioria das questões é de nível fácil a médio. Atenção especial com histologia animal ( o estudo dos tecidos). A estrutura das células também deve ser estudada.
Continua depois da publicidade
FÍSICA
É importante o candidato saber os conceitos da ondulatória com os fenômenos de reflexão, refração e polarização. Na área de elétrica, saber analisar os circuitos, tanto o gerador como o receptor, além da eletromagnética, com a força e indução eletromagnética.
MATEMÁTICA
Na matemática básica, foque na parte de porcentagem, que são questões normalmente contextualizadas. Em geometria, a área de geometria espacial, principalmente os sólidos com fórmula de área e volume de pirâmides. Estatística tem sida cobrado em diversos vestibulares: é importante revisar.
HISTÓRIA
História pode trazer questões sobre Grécia e Roma. Importante ressaltar que neste ano completa- se 25 anos da queda do Muro de Berlim e da Revolução de Veludo, na antiga Tchecoslováquia. Golpes militares na América Latina e Getúlio Vargas são temas recorrentes.
Continua depois da publicidade
PORTUGUÊS
A dica é prestar atenção nos conectivos e trocas de conjunção. Manter o foco constante na interpretação de texto. Tomar cuidado com a conjugação dos verbos, que é um assunto frequente nas provas da UFSC. Na redação, o aluno deve identificar o tema central. É recomendável fazer um rascunho.
Dicas elaboradas professores Paulo Jubilut; Otavio Auler; Aluizio Caffe, coordenador do Gaia; Alexandre Pitta e Jorge Ruffini, professores do Gaia; Adriano, Josemir, Renato, Alan e Wilson, professores do COC.
Vestibular UFSC 2015
Será realizado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro
Início das provas: 14h
O portão de acesso ao local de realização das provas será aberto às 13h e fechado às 13h45min, em todos os dias do concurso.
Continua depois da publicidade
Duração: quatro horas
É proibido durante as provas o porte ou uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo),controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, MP-player, iPod, iPad ou qualquer tipo de aparelho eletrônico.
Provas:
Dia 13/12
Primeira Língua: língua portuguesa e literatura brasileira ou libras (12 questões de proposições múltiplas)
Segunda Língua: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, libras ou língua portuguesa e literatura brasileira (oito questões de proposições múltiplas).
Continua depois da publicidade
Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas)
Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas)
Dia 14/12
História (10 questões de proposições múltiplas);
Geografia (10 questões de proposições múltiplas);
Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).
Dia 15/12
Redação
Quatro questões discursivas.