Mesmo com uma estrutura multissetorial e a maturidade das indústrias da região, que garantiram um efeito menos dramático do que em outras cidades com o mesmo perfil, Jaraguá do Sul fechou 3.229 postos de trabalho em 2015. O saldo foi o pior desde 2002 e anulou a ampliação do mercado de trabalho nos últimos três anos, quando 2,2 mil vagas foram abertas. No ranking das maiores cidades, Jaraguá ficou com o quarto pior desempenho do ano – os mais afetados foram Joinville (-10,3 mil), Blumenau (-5,2 mil) e São José (-3,7 mil).
Continua depois da publicidade
Na microrregião do Vale do Itapocu, pela primeira vez o somatório do saldo das cinco cidades resulta negativo, com 4,25 mil empregos formais a menos em 2015. A série histórica mostra que em 2009, quando Jaraguá do Sul fechou 624 vagas – único ano no negativo desde 2002 – Guaramirim compensou as perdas ao criar 900 empregos e os outros municípios também se expandiram.
<< Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região >>
Dezembro foi o mês mais dramático para Jaraguá do Sul, com 1,6 mil vagas fechadas, quase todas na indústria. O saldo negativo superou o melhor mês de 2015, fevereiro, quando foram criados 1,4 mil empregos. Mesmo no ramo agrícola, que se destaca positivamente em tempos de crise, houve redução do trabalho formal.
Continua depois da publicidade
————————————
Provisória
A Secretaria de Obras anunciou a conclusão da ponte provisória no Ribeirão Grande do Norte, que estava com o acesso precário desde as fortes chuvas do fim de dezembro. Também em fase final está a construção de outra ponte provisória no Água Verde. A Prefeitura solicitou verbalmente (mas não enviou nenhuma documentação ainda) à Defesa Civil estadual para contemplar as duas localidades e o ribeirão Cacilda com kits de transposição – estruturas pré-moldadas doadas pelo Estado, mas com a construção das cabeceiras como contrapartida do município.
Até hoje, Jaraguá do Sul é o único município da regional que não conseguiu instalar uma ponte do kit por não terminar as cabeceiras. Doada em 2013, a estrutura tinha como destinatário o bairro Rio Cerro, mas depois foi “transferida” para a Tifa Lennert, na Estrada Garibaldi. Em junho de 2015, a Prefeitura anunciou que entregaria em 20 dias. Apenas uma das cabeceiras está pronta.
Audiência
A concessão do serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto será tema de audiência pública em Corupá no dia 16 de fevereiro, às 19h. A minuta do projeto estará disponível no site no dia 1º de fevereiro.
Continua depois da publicidade
Acerto
Patrões e empregados chegaram a um acordo sobre a convenção coletiva dos metalúrgicos de Jaraguá do Sul e região, aprovada em assembleia com quase 600 trabalhadores votantes. Os salários serão reajustados em 8%, retroativos a janeiro. Em abril, quem ganha até R$ 5,5 mil terá mais 3,28%. O valor normativo foi elevado a R$ 1.250. Sobre a redução da jornada de trabalho, o sindicato dos trabalhadores afirma que vai analisar individualmente os casos das empresas solicitantes – o patronal propõe carga horária até 25% menor e descontos de até 18,7%.
Patrimônio
Os bairros Nereu Ramos e Santa Luzia podem ganhar status de zona especial de interesse cultural (Zeic) no Plano Diretor de Jaraguá do Sul, que atualmente passa por revisão do macrozoneamento. A proposta foi aprovada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e será encaminhada ao Instituto Jourdan para ser incorporada ao zoneamento.
Entidade
A posse da nova diretoria da CDL de Jaraguá do Sul acontece no dia 11 de fevereiro, na Scar. Antes disso, no dia 27 de janeiro, será realizada a primeira plenária do ano sob o comando do novo presidente, Marcelo Nasato, e do vice, Gabriel Seifert.
Continua depois da publicidade
Material escolar
Ação solidária na Barra do Rio Cerro começou a arrecadar doações para ajudar crianças carentes do bairro. A meta é chegar a cem kit escolares – com cadernos e lápis – para alunos da Escola Guilherme Hannemann. A entrega pode ser feita diretamente na escola.
Coadjuvante
Adversários preveem uma fissura política entre o PMDB e o PSDB de Massaranduba. Além do acordo preestabelecido – e não cumprido – de que o presidente da Câmara, Silvio Mainka (PSDB), renunciasse ao comando da casa no fim de 2015, pesam os brios tucanos pelos nomes da coligação que se desenham para a majoritária, ocupadas por PMDB (Armindo Sasse) e PSB (Valdir Zapellini).
Repescagem
As escolas da rede estadual abrem novo período de matrícula, de 1º a 5 de fevereiro. Os estudantes devem levar documentos e atestado de frequência para a unidade de interesse, mas um dos critérios é o zoneamento, ou seja, a escola tem que ficar perto da residência ou do local de trabalho dos pais. As aulas começam no dia 22 de fevereiro.
Continua depois da publicidade