Em meio a tratativas para a convenção coletiva, com negociações sobre índices de reajuste salarial variando entre 9% e 13%, as empresas do setor metalúrgico do Vale do Itapocu acenam com uma proposta de redução de jornada de trabalho. O documento ainda está sendo elaborado entre os sindicatos patronais e dos trabalhadores e deve ter um modelo diferente do Programa de Proteção ao Emprego proposto pelo governo federal. Já se sabe que não será incorporado no resultado da convenção, pois terá caráter provisório – de três a seis meses, provavelmente – e, mesmo aprovado, deve passar pelo crivo dos trabalhadores atingidos diretamente.
Continua depois da publicidade
A carga horária seria diminuída em 25%, com corte de 15% dos salários, especialmente para trabalhadores do chão de fábrica, mas podendo ser estendido à área administrativa. Algumas empresas teriam interesse em adotar o modelo já a partir de março e abril.
O sindicato dos trabalhadores ressalta, porém, que o mais importante é chegar a um consenso sobre o reajuste dos salários. Segundo o presidente Silvino Volz, 70% dos mais de 25 mil trabalhadores da categoria na região estão em empresas que conseguiram manter um bom faturamento em 2015. O fechamento de algumas companhias no ano passado seria reflexo muito maior da má administração do que do ritmo lento da economia, pontua.
——————-
Hora de curtir
Continua depois da publicidade
Depois do susto da virada de ano, com a queda da ponte pênsil em Araquari, os veranistas voltaram a aproveitar o rio na Barra do Itapocu. Para o conserto e o reforço dos cabos da ponte que leva à praia, a Prefeitura investiu R$ 26,3 mil e colocou placas alertando sobre o limite de 30 pessoas para a travessia, liberada na última sexta-feira.
Tradições
Começa nesta quinta-feira a 33ª edição da Festa Pomerana, que terá 11 dias festejos germânicos. Os desfiles acontecem de quinta a domingo, mas a programação cultural, artística e gastronômica acontece diariamente.
Coligação ampla
Os pessedistas de Massaranduba rechaçam a ideia de disputar a eleição ao lado do grupo do prefeito Mario Fernando Reinke (PSDB) e do vice Armindo Tassi (PMDB). Davio Leu Junior (PSD) procurou a coluna para dizer que uma grande coligação, com convite a todos os outros partidos, será montada para derrubar os atuais mandatários. Pré-candidato declarado, o vereador José Osnir Ronchi (PP) confirma a intenção da sigla de manter a coligação montada em 2012, que reúne PP, PT, PSD, DEM e PR.
Patrimônio
Ainda está nos corredores da Prefeitura de Jaraguá do Sul o processo de desmembramento do terreno da antiga fábrica da Kohlbach, com expectativa de solução ainda no primeiro trimestre. Parte do terreno de 60 mil metros quadrados seria doado ao município – como compensação pela demolição do prédio tombado – para a construção da sede própria do Arquivo Histórico. O imóvel também é cogitado para abrigar um complexo comercial, com lojas e serviços.
Continua depois da publicidade
Fecarroz
Não haverá shows nacionais durante a Festa Catarinense do Arroz, de 26 de abril a 1º de maio, em Massaranduba, mas o final de semana será agitado com bandas de renome, como Vox 3 e Cavalinho. O pavilhão C vai se transformar em bailão de sexta a domingo – com ingressos que podem chegar a R$ 20, no máximo. Outra novidade é a realização de dois desfiles, um mais festivo, na noite do dia 29, e outro no domingo, mais tradicional, com caminhões e máquinas agrícolas.