Profissionais e empresários do ramo metalmecânico tem nova reunião nesta terça-feira para tratar sobre o reajuste salarial em Jaraguá do Sul e região. O embate entre patrões e empregados vem se acirrando, principalmente pela distância entre os índices propostos: 13% pedido pelos trabalhadores e 7,5% oferecido pelo lado patronal. O sindicato dos metalúrgicos afirma que está havendo desrespeito com os trabalhadores, e que nos dois encontros anteriores não existiu brecha para negociar.
Continua depois da publicidade
Entre as empresas, uma pesquisa apontou que 80% delas teve faturamento menor em 2015 do que em 2014. O acumulado do ano registra saldo de 700 postos de emprego a menos, com fechamento de unidades – pelo menos três empresas de médio porte fecharam as portas este ano – ou turnos de trabalho. Segundo Célio Bayer, presidente do sindicato das indústrias, “no momento atual, não cabe falar de ganho real”. Ele defende o incremento de salários a partir do programa de participação nos resultados (PPR), presente na maioria das companhias.
———————————————–
Outros destaques do Portal Jaraguá
No clima
Continua depois da publicidade
Ainda que tímida, a decoração natalina aos poucos vai colorindo as casas, lojas e ruas. Na Reinoldo Rau, os lojistas se uniram para enfeitar calçadas e postes, e até o parquímetro ganhou uma touca especial.
Mais justo
Imagens aéreas e visitas in loco comprovaram que a maioria dos imóveis fiscalizados este ano em Jaraguá do Sul estavam “frios”. Os poprietários construíram ou fizeram ampliações sem regularizar a situação. A atualização vai aumentar em 50% a arrecadação com o IPTU dessas construções, e também corrigir a injustiça dos que estavam com os dados em dia.
Contratações
A prefeitura de Jaraguá do Sul admitiu 924 servidores aprovados em concurso público desde o início desta gestão até começo de novembro. Os vereadores da oposição e o setor empresarial cobraram explicações, considerando elevado o número de contratações. O secretário de Administração, Ademar Possamai, rebate dizendo que neste período, 576 profissionais se desligaram, por aposentadoria, exonerações, demissões e falecimento; restando um saldo de 348.
Ciclovia
O projeto executivo da Ciclovia do Trabalhador será entregue hoje à ALL. A concessionária da ferrovia e a Agência de Transportes (ANTT) devem se posicionar por causa da ocupação da faixa de domínio em metade dos vinte quilômetros previstos no documento. O custo das obras de implantação é estimado em R$ 12 milhões.
Continua depois da publicidade
Pavimentação
Moradores da Estrada Bananal do Sul, em Guaramirim, acompanham ansiosos os trâmites para a pavimentação da via. No sábado, o prefeito de Guaramirim, Lauro Fröhlich, assinou a ordem de serviço para o primeiro trecho, de um quilômetro, entre a ponte do Zindars e o bar do Opa.
Deutschland
A dificuldade de encontrar professores de língua alemã para as escolas da região preocupa o os gestores municipais de educação da região. Em Schroeder, o idioma está inserido na grade curricular, por isso o secretário Maykel Laube começou tratativas com a FURB para trazer um polo de formação. Ainda será preciso levantar a demanda das prefeituras e outros centros de cultura.
Bem capacitado
O vereador José Osório de Ávila, o Zé da Farmácia (SOL), vai a Florianópolis nesta semana, onde participa de mais um curso – o décimo realizado por ele este ano, todos no Centro de Estudos de Administração Pública (CEAP). Ele e o vereador João Fiamoncini (PT) vão estudar o tema condutas vedadas em ano eleitoral e planejamento de campanha em 2016. Só o Zé gastou mais de R$ 19 mil em cursos em 2015, entre inscrição, pernoite e diária.