O Vale do Itapocu vai ganhar cinco pontes de concreto pré-moldadas da Defesa Civil do Estado. Elas vão substituir passagens de madeira – parte delas foi danificada pelo tempo e as chuvas. O material, chamado de “Kit de Transposição de Obstáculo” é composto por vigas e pista de rolamento, com 12 metros de extensão e cinco de largura. Cada kit custa cerca de 50 mil. O projeto vai beneficiar mais de 30 municípios.
Continua depois da publicidade
A primeira já foi instalada no bairro Quati, em Guaramirim, na terça-feira. A Defesa Civil montou a estrutura em apenas três horas e a Prefeitura construiu as cabeceiras, como é previsto no convênio entre o governo do Estado e as cidades beneficiadas.
A previsão é que o trânsito seja liberado na quinta-feira, quando for concluído o trabalho de terraplenagem. O coordenador regional de Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, comenta que o objetivo do projeto é garantir agilidade para restabelecer o acesso à comunidades afetadas por fenômenos climáticos.
Em Jaraguá do Sul, a nova passagem vai substituir um pontilhão no bairro Barra do Rio Cerro, perto da Sociedade Alvorada. Não há previsão de quando a ponte será montada porque a Prefeitura deve abrir licitação para construir as cabeceiras.
Continua depois da publicidade
Em Corupá, será na localidade de Alto Pedra de Amolar e em Massaranduba, no Ribeirão Wilde. Em Schroeder, a administração solicitou duas pontes – uma na Tifa Araribá e outra na Tifa Gneipel – mas a Defesa Civil do município diz que ainda não foi confirmado onde a estrutura será construída.
De acordo com Pereira, o projeto acontecerá ainda numa segunda etapa, para a troca de outras pontes. Jaraguá fez o cadastramento para conseguir outra passagem de concreto no bairro Chico de Paulo.
29 casas em Jaraguá e Schroeder
Além dos kits de Transposição de Obstáculo, a Defesa Civil garantiu para Jaraguá do Sul e Schroeder o repasse de 29 casas pré-fabricadas em aço, destinadas a famílias que moram em áreas de risco.
Continua depois da publicidade
As residências devem começar a ser construídas em 30 dias. As Prefeituras são responsáveis pela preparação e documentação do terreno, enquanto a Defesa Civil entra com a estrutura e a mão de obra. Cada casa fica pronta em até três dias.
Em Jaraguá do Sul, as moradias serão construídas em 25 terrenos predefinidos no Loteamento Harmonia, no bairro Três Rios do Norte. Em Schroeder, a Prefeitura e a Defesa Civil estão avaliando o local.