As aulas nas escolas estaduais vão começar no dia 22 de fevereiro, assim com a rede municipal de Guaramirim, Massaranduba e Corupá. A data de início foi prorrogada depois de um pedido da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e por causa de questões burocráticas no processo de escolha de professores e transferências. Com a mudança, o calendário letivo segue até 21 de dezembro e, em julho, os alunos terão apenas uma semana de férias, de 25 a 29.

Continua depois da publicidade

Jaraguá do Sul não seguirá o calendário unificado, na região. As aulas começam já no dia 11 de fevereiro, com férias de 15 dias em julho, e final do ano previsto para 20 de dezembro. A mudança definida pelo Estado em meados de dezembro teria inviabilizado a reorganização no município, que começou a ser planejada já em outubro, segundo o secretário Elson Cardozo. A capacitação dos professores com a participação de profissionais de fora da rede municipal, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, foi o principal empecilho para a unificação.

Schroeder também terá calendário escolar próprio, com início do ano letivo em 3 de fevereiro e término em 2 de dezembro.

Transporte

O serviço de transporte de estudantes é um dos maiores benefícios do calendário unificado, com contratos definidos e linhas e datas estipuladas. Com datas diferentes para início e término, o município poderá pedir um repasse maior ao Estado, relativo aos dias não coincidentes entre as duas redes de ensino.

Continua depois da publicidade

Sem passagem

Quase dez dias depois do temporal que deixou Jaraguá do Sul debaixo d?água, muitas ruas ainda estão cheias de lama. Estragos maiores, como a destruição de parte do asfalto e de pontilhões, ainda aguardam a contratação de empresas terceirizadas para o conserto.

Reivindicação

Assim como no bairro Amizade, as galerias do Águas Claras também não suportaram o volume de chuva nos últimos dias de dezembro. A água e a lama que desceram do morro passaram por cima das ruas e invadiram casas. Na terça-feira a comunidade se reuniu com lideranças políticas para pedir a troca das galerias, com maior vazão. Ainda não há garantia de verbas para concretizar os pedidos.

SC-108 liberada

A empreiteira Araújo conseguiu tapar o buraco que causou a interdição parcial da SC-108, na ponte do Putanga, já na terça-feira. Ontem, os operários se concentraram na recapagem da pista propriamente – aliás, o tempo ajudou e não poderá ser usado como pretexto se o asfalto ceder novamente.

Ressentido

Apesar do convite feito pelo presidente do DEM, Ademar Possamai, no ano passado; o clima entre ele e o presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, José Ozório de Ávila (SDD), ainda anda estremecido por causa das manobras para eleição da Mesa Diretora. O vereador já bateu o martelo de que não vai permanecer no Solidariedade, mas entende que o DEM não é bem a melhor opção.

Continua depois da publicidade

Atrasou

O pagamento das férias e da folha de dezembro dos servidores municipais de Jaraguá do Sul foi depositado terça e ontem, o que deixou muitos funcionários em polvorosa, já que o dinheiro geralmente sai até dia 28. Além disso, os valores relativos a encargos trabalhistas ainda não foram depositados. Muitos fornecedores também não receberam. A prefeitura de Jaraguá do Sul confirma que as já conhecidas dificuldades financeiras de início de ano se agravaram em 2016. Novas demissões de comissionados estão na pauta de reuniões do secretariado.