A segunda-feira começou com muita limpeza para os moradores de Jaraguá do Sul. Durante a noite de domingo, uma forte chuva causou alagamentos, quedas de árvore e outros prejuízos para a cidade.

Continua depois da publicidade

<< Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região >>

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil, foram registradas pelo menos 35 ocorrências decorrentes da chuva. O presidente do órgão, Leocádio Neves e Silva, afirma que as ocorrências foram em diversos pontos, sem ter uma área específica mais afetada. A Defesa Civil trabalha com a Secretaria de Obras na limpeza de ruas e retiradas de árvores. Uma das árvores que deve ser removida é a que caiu no calçadão próxima de uma das lojas daquela via.

Por causa das fortes chuvas, várias tubulações de abastecimento de água foram danificados em bairros de Jaraguá do Sul. O Samae está com as equipes nas ruas para realizar os reparos necessários, por isso está sendo solicitado à população que economize água até que o serviço seja totalmente restabelecido.

Um dois bairros com bastante estrago foi Ilha da Figueira. Na rua Martin Kochella, diversas residências tiveram prejuízos. A mais afetada foi do José Osca Deola que o murou caiu em cima da casa. Segundo Deola, o vizinho colocou uma tubulação no rio próximo a residência, mas não foi suficiente para drenar a água. Com isso, o muro veio a baixo e caiu em cima da residência da filha grávida de sete meses.

Continua depois da publicidade

– Choveu diversos dias e percebemos que a água não estava sendo drenada. Foi um grande susto e um prejuízo de pelo menos R$ 50 mil em material de construção. Sem falar que a minha filha teve que sair pela janela de casa e passou mal depois do susto – conta.

Silva afirma que o volume de chuva que caiu no fim da tarde e começo da noite de domingo chegou a 75 milímetros. O volume excessivo aliado ao vento forte é que ocasionaram estragos na cidade.

Em relação à energia elétrica, a Celesc informou que pelo menos 500 casas ainda estão sem energia em alguns pontos do município besta segunda-feira. Os bairros mais atingidos pelo temporal foram Ilha da Figueira, Centro, Czerniewicz, Ribeirão Cavalo, Nereu Ramos, Ribeirão Grande do Norte e Três Rios do Norte.

Continua depois da publicidade