No último fim de semana, ocorreu um evento para ficar marcado na memória de centenas de apaixonados que puderam concretizar suas uniões. O Casamento Civil Coletivo da Grande Florianópolis, em sua 8ª edição celebrou 450 uniões em dois dias de evento no Centro Sul, em Florianópolis. Entre as histórias de vida, o DC contou a de Jackson Camilo de Almeida e Janaina Francisca Coelho.

Continua depois da publicidade

No domingo, na Serra do Rio do Rastro, próximo ao mirante, uma menina de oito anos caiu de uma altura de 30 metros e sobreviveu. O acidente, o segundo em dois anos, alertou novamente os catarinenses para a necessidade de melhorar a segurança do ponto turístico.

Na volta para o Vaticano, na segunda-feira, o papa Francisco fez uma das declarações mais polêmicas da visita ao Brasil. Durante entrevista coletiva no avião, ao falar sobre o lobby gay, ele pontuou que “Se uma pessoa é gay e procura Deus, quem sou eu para julgá-la?”

Continua depois da publicidade

A terça-feira foi um dia de comemorações para os catarinenses. Com o resultado do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Santa Catarina foi bem representada na lista das 50 cidades melhores colocadas com 11 municípios. Florianópolis, inclusive, foi considerada a terceira melhor cidade para se viver e a primeira capital do país. No mesmo dia, Guga Kuerten foi homenageado em evento da ATP sobre os maiores tenistas da história.

A semana também foi de manifestações. No Estado, os policiais civis fizeram paralisação até a quarta-feira . Em território nacional, os médicos foram às ruas protestar contra o programa Mais Médicos. O assunto dividiu os leitores do DC nas redes sociais e no impresso.

Ainda assim, a matéria mais lida do site do diario na quarta-feira foi a respeito da blogueira da revista Capricho, que ficou famosa após postar em rede social sobre uma tentativa frustrada de carteiraço em balada de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira, o Uruguai foi notícia no país e no mundo quando os seus deputados aprovaram a legalização da maconha. Mediante registro, cidadãos uruguaios poderão ter acesso à droga, que será produzida e vendida pelo governo. Autoridades da ONU disseram que nenhum outro país considerou seriamente a criação de um monopólio legal completamente administrado pelo Estado para a maconha.

No mesmo dia, a notícia do fim da aprovação automática para alunos do ensino fundamental de SC repercutiu entre os leitores do Diário. A mudança veio com a criação de uma nova portaria, que derrubou a que proibia a retenção de alunos mesmo que tivessem um boletim cheio de notas vermelhas.

A criação de uma arena única para os times da capital catarinense foi tema da charge de Zé Dassilva de sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O assunto ganhou força a partir de quarta, quando os presidentes do Figueirense e do Avaí salientaram benefícios como redução de custos e citaram exemplos de fora que deram certo, como o da Allianz Arena, na Alemanha. Enquete no DC mostrou que 67% dos internautas aprovariam a arena conjunta de Avaí e Figueirense.