A opinião pública foi favorável. Em enquete realizada na quarta-feira, 67% dos internautas aprovaria a arena conjunta na Capital. Assim, ganhou respaldo popular para Floripa o exemplo milanês: lá, o estádio é San Siro em uso pelo Milan, e Giuseppe Meazza se o mandante é a Internazionale.
Continua depois da publicidade
A versão Ilhéu em dia de jogo poderia ser assim: partida do Alvinegro, Arena Scarpelli; jogo do Avaí, Arena Ressacada.
Porém, até se chegar à construção de uma arena unificada, o empreendimento terá que passar por várias fases de liberação. O primeiro passo seria fazer um projeto, que ainda teria que ser liberado pelo conselho deliberativo de ambos os times.
– Pelo nosso estatuto o presidente não tem autonomia para tomar essa decisão, precisando da liberação do conselho – explicou Nereu do Valle Pereira, presidente do conselho do Avaí.
Continua depois da publicidade
Do lado alvinegro a história não é diferente: a ideia tem que passar primeiro pelo conselho antes de ser executada. Segundo o presidente Luiz Fernando Philippi, no entanto, a resistência tanto de torcedores e de sócios seria enorme.
– Acredito que haveria uma grande dificuldade em ser aprovada. Mas, isso só será cogitado nas nossas reuniões quando tiver algo concreto – disse Philippi.
O projeto seria feito em parceria entre os clubes, a prefeitura e governo do Estado, porém o prefeito Cesar Souza Junior prefere não opinar sobre a proposta, que ainda está em fase inicial.
Continua depois da publicidade
– É uma decisão que cabe aos clubes. Quando houver algo concreto, a prefeitura pode se manifestar.