A greve dos Policiais Civis acabou depois de a Justiça considerá-la ilegal e servidores voltam ao trabalho nesta quarta-feira. Nas delegacias de polícia, os serviços do Detran e operações de investigação, prisão e busca ficaram parcialmente interrompidos.
Continua depois da publicidade
>>Leia a decisão do desembargador na íntegra
O desembargador Luiz Cézar Medeiros, da Terceira Câmara de Direito Público, atendeu ao pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Na liminar concedida, ele descreve que todas as premissas de greve foram respeitadas pelos trabalhadores, mas que a categoria é essencial para a sociedade. Desta maneira, a greve foi considerada ilegal e, caso o sindicato não pedisse o retorno ao trabalho, seria estabelecida uma multa de R$ 50 mil por dia além do desconto salarial.
Diante disso, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil (Sinpol), Anderson Amorim, divulgou o retorno às atividades nesta quarta-feira. Segundo ele, a decisão do Tribunal de Justiça é justa.
Continua depois da publicidade
– Eles afirmaram que somos essenciais. Vamos voltar ao trabalho e mostrar o reconhecimento também por parte do governo – disse o presidente do Sinpol.
A greve
Desde a manhã da segunda-feira até a tarde de terça, trabalharam apenas 30% do efetivo da Polícia Civil de Santa Catarina. A greve pede aumento salarial, a redução de oito para quatro níveis de carreira e aumento do efetivo através de concursos. O sindicato pede uma equiparação do salário ao de outras categorias diferenciadas, como a Polícia Militar.
Estima-se que a greve tenha atingido pelo menos 90% do Estado. Intimações, depoimentos não marcados e acareações deixaram de ser realizados nas delegacias e somente as ocorrências graves ou em flagrante foram encaminhadas, como ameaças de assassinato, homicídio ou estupro. Também foram feitos os registros de automóveis roubados. Operações de investigação, prisão e busca não foram realizadas.
Continua depois da publicidade
No Detran, as atividades de licencimento de veículos, recursos de multas, carteiras de habilitação ou provas de volante estiveram interrompidas. Somentos os documentos urgente de viagem ao exterior foram emitidos.