Uma história de amor que se destaca dentre tantas que participarão do casamento conjunto, que será realizado neste fim de semana, em Florianópolis, por ter um componente a mais: um recomeço.
Continua depois da publicidade
Encontramos Jackson Camilo de Almeida, 31, nervoso e muito emocionado na pequena Igreja de pedras na Casa de Apoio Liberdade, onde ele está internado, no Rio Tavares, em Florianópolis. Na companhia dos colegas, ele solta a voz e canta alto, terapia que o ajuda a relaxar e passar o tempo. Camilo, como é conhecido na casa de apoio, aguarda a visita de Janaina Francisca Coelho, 35, sua atual namorada e futura esposa.
Os dois estão juntos há seis anos, mas desde março de 2012 não têm um único momento sozinhos. Um sonho antigo, de oficializar a união, será concretizado neste domingo, em uma das celebrações do Casamento Civil Coletivo da Grande Florianópolis. Serão 450 casais a trocar as alianças em duas grandes cerimônias. Além de se casar no civil, o casal vai participar da cerimônia religiosa na Igreja de pedras, palco de tantas transformações para Jackson.
O encontro com Janaina revela o brilho no olhar de um casal de adolescentes apaixonados. As mãos engatadas não se separam, os olhares de cumplicidade enquanto falam e contam sua história, se completam. Camilo segura em uma das mãos o caderno com as cartas trocadas com a amada.
Continua depois da publicidade
As cartas foram o meio encontrado pelo casal para permanecer unidos mesmo distantes. Neste período afastados, Jackson e Janaina conseguiram resgatar o lado mais puro do amor, dos tempos em que não havia telefone, celular e internet, em que casais apaixonados era separados por guerras, longas distâncias e somente podiam escrever enquanto sonhavam com o reencontro.
E o momento tão esperado para os futuros amantes pode acontecer no domingo, depois do casamento. Na festa de noivado, na última quinta-feira, no teatro do CIC, eles foram contemplados com a noite de núpcias em um hotel na Beira-Mar Norte. Mas para isso, ainda aguardam uma decisão da Justiça, para que Jackson possa dormir fora da clínica.
História de novela
O enredo deste romance começou em 2007, quando Jackson viu a Janaina pela primeira vez.
– Pode parecer clichê, mas quando a vi caminhando ao lado da Kamila, uma amiga que não via há tempos, senti uma coisa muito diferente dentro de mim. Eu estava vivendo um relacionamento em crise, e ter visto aquela mulher foi o motivo para tomar uma atitude – conta.
Continua depois da publicidade
Inquieto para descobrir quem era aquela que arrebatou seu coração, ele foi atrás da amiga Kamila para ter mais informações. Não acreditou quando ela contou que contou que sua “amiga”, era na verdade sua mãe. Kamila resolveu aproximar os dois, e ali começava um namoro. Em pouco tempo estavam morando juntos na casa dos pais de Janaina, junto com as duas filhas dela.
Jackson já lutava com o problema da dependência química, mas estava limpo há um tempo. A vida conjugal passava por altos e baixos, entre as dificuldades financeiras e os problemas de convivência. No fim de 2011, ele soube que seria demitido. Sem apoio psicológico para suportar o momento, Jackson buscou novamente refúgio no álcool e nas drogas.
– Era 23 de março de 2012, quando eu, louco, drogado e atordoado cometi uma tentativa de assalto. Fui preso em flagrante. Fiquei nove meses preso até que consegui transferência para a clínica de reabilitação onde estou hoje.
Continua depois da publicidade
Para Janaina não foi nada fácil. Ela recorda com lágrimas nos olhos do início do namoro, da atenção dele com suas filhas, o apoio que o companheiro sempre deu pra ela terminar os estudos e realizar o curso de massoterapia. E também dos momentos de frustação, angustia e julgamento dos outros.
– Muitas vezes eu me culpei, pensando que eu tinha falhando em alguma coisa. Ou achava que ele era fraco, por não resistir. O amor falou mais forte e resolvi permanecer ao lado dele. Comecei a me informar e quando finalmente entendi que era uma doença, pude ajudá-lo mais.
Futuro incerto
Perto do fim do seu tratamento, os profissionais da clínica dizem ver uma recuperação completa em Jackson e atribuem grande parte disso ao amor que ele tem pela companheira e sua fé. Sem saber como vai ficar sua situação, pois ainda está sob custódia, Jackson ainda tem muitas batalhas pela frente.
Continua depois da publicidade
A maior delas, como ele mesmo diz, é diária, e contra ele mesmo. Com a experiência de quem já recaiu algumas vezes, ele tem muitas ideias para o futuro, mas prefere não fazer planos a longo prazo. Sua única certeza é que escolheu viver. E para ele, Janaina é a vida.
Casamento Coletivo
Uma iniciativa da Associação Amigos da Cidadania Catarinense, o casamento civil coletivo da Grande Florianópolis está em sua 8ª edição. Mais de 6.000 uniões foram formalizadas no evento destinado à população de baixa renda. Além da documentação, diversos casais foram premiados com alianças, pernoites em hotéis, vestidos, champanhe, aluguel de limusine e trajes.
4 Sábado: 14h.
4 Domingo: 8h.
4 Local: Centro Sul.
4 Somente para convidados.
?