Começará na manhã desta quarta-feira a limpeza do terreno às margens da SC-401, em Florianópolis. A área era usada desde dezembro até a noite de terça-feira pela Ocupação Amarildo. Desde então, o grupo de famílias foi levado para um terreno na região do Maciambu, em Palhoça.
Continua depois da publicidade
Dois ônibus vão buscar nesta manhã os homens que fazem parte da ocupação em Palhoça para que eles façam a limpeza da área na SC-401 e desmontem as barracas que ficaram no local. Segundo o secretário de Assistência Social da prefeitura de Florianópolis, Alessandro Abreu, o serviço será finalizado ainda nesta quarta.
– Só ficaram alguns lá (SC-401) para fazer a segurança dos eletrodomésticos. Mas o pessoal já foi praticamente todo para Palhoça – afirmou o secretário.
Um caminhão-entulho da Comcap será colocado à disposição dos integrantes para que seja finalizado o serviço de limpeza. Na manhã desta quarta-feira, os integrantes da Ocupação Amarildo evitaram o contato com a imprensa no novo terreno em Palhoça. Um grupo e homens evitou até que fotografias fossem feitas.
Continua depois da publicidade
Veja no mapa onde fica a comunidade do Maciambu:
Saída
Pelo menos dois ônibus com integrantes da Ocupação Amarildo chegaram por volta da meia-noite desta quarta-feira ao terreno na região do Maciambu, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Alguns membros do movimento também deixaram a área montada na margem da SC-401, em Florianópolis, em carros e motos. O grupo começou a se instalar no local durante a madrugada desta quarta-feira.

Nova área ocupada pelos integrantes do Amarildo
Foto: Guto Kuerten/Agência RBS
O primeiro ônibus com integrantes da Ocupação Amarildo deixou a área em Florianópolis perto das 22h30min desta terça-feira. O prazo para a liberação da área, determinado judicialmente, era até a meia-noite desta quarta-feira. O veículo saiu com escolta de uma viatura e duas motos da Polícia Rodoviária Estadual.
A decisão de deixar o terreno na SC-401 foi tomada em uma reunião na noite desta terça-feira entre Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e integrantes da Ocupação Amarildo.
Continua depois da publicidade
Ônibus chegaram na ocupação durante o dia para transportar as famílias até Palhoça, onde devem ficar em um espaço de sete hectares na Estrada Geral de Maciambu.
O terreno é administrado pelo Instituto Kairós, instituição filantrópica e centro para tratamento de dependentes químicos e está desocupada desde 2013. A área pertence a um particular, que não quer se identificar.
Leia mais:
>> Integrantes da Ocupação Amarildo soltam fogos e comemoram após assembleia
>> Juiz cobra Incra sobre definição de área provisória que abrigará as famílias