Os integrantes da Ocupação Amarildo de Souza, às margens da SC-401, em Florianópolis, decidiram que vão cumprir a ordem judicial e deixar a área nesta terça-feira. A afirmação é de Rui Fernando Filho, um dos líderes do movimento. As primeiras movimentações para saída do local começaram a ser percebidas por volta das 8h, quando algumas famílias passaram a desmanchar as barracas montadas no espaço.

Continua depois da publicidade

Por volta das 10h30 terminou a assembleia, iniciada por volta das 8h, entre os acampados, que discutia a sua saída do terreno, juntamente com um grupo de estudantes da UFSC que apoiam a movimentação. Os integrantes soltaram fogos de artifício e comemoraram após a assembleia, porém, os novos rumos da ocupação serão divulgados apenas às 14h em uma coletiva de imprensa no acampamento, que já tem a presença do Incra confirmada. Ministério Público Federal ainda não confirmou que participará da coletiva.

O novo local para onde os ocupantes pretendem ir ainda não foi divulgado. Há rumores que seja em um terreno no bairro Maciambu, em Palhoça. Esta decisão, segundo juiz agrário Rafael Sandi, não é judicial, apenas a desocupação cabe à justiça. A deslocação para uma nova área está sob os cuidados do Incra, que pretende falar do assunto apenas na coletiva.

Leia mais:

Continua depois da publicidade

“Ainda não tomei esta decisão”, diz juiz sobre ordem de reintegração de posse

Juiz cobra Incra sobre definição de área provisória que abrigará as famílias

Prazo termina hoje

A meia-noite desta terça-feira termina o prazo para os integrantes da ocupação Amarildo de Souza, instalada às margens da SC-401 em Florianópolis, desmontarem as barracas e saírem do terreno que ocupam desde dezembro do ano passado.

Apesar do tempo estar se esgotando, nada está definido sobre a situação: os acampados afirmam que permanecerão nas terras até que seja negociada uma outra área para que eles possam se mudar. A justiça agrária, que há poucos dias tinha certeza de que o acordo seria cumprido, já se prepara para um possível episódio de desobediência judicial.

Confira ainda:

Tentativa de mudança da Ocupação Amarildo gera filas

Juiz agrário diz que tentativa de nova invasão rompeu acordo

Confira a galeria de fotos: