Mais de um mês antes de aceitar o desafio de correr os 10k da Maratona Internacional de Floripa, eu terminava de correr seis quilômetros em estado próximo ao terminal. Era meu limite. Coincidentemente, era essa a distância do último treinamento desta preparação. Em ritmo leve em relação aos demais treinos, mas em nenhum momento dos 40 minutos da atividade senti que estava fazendo grande esforço. O último quilômetro foi tão tranquilo quanto o primeiro, na companhia do colega de DC Hyury Potter. Inclusive, fomos conversando, algo que não era capaz antes desta saga iniciada. Foi uma pequena vitória antes da prova. Completá-la em até 56 minutos será a maior.
Continua depois da publicidade
Slackline
Outra vitória foi no decorrer da semana. Na quarta-feira, no último treino de exercícios funcionais, uma das atividades propostas pelo professor Daniel Castro era o slackline, aquela fita esticada. Acho que havia uns quatro metros e consegui ir de ponta a ponta, equilibrado. Nada mal para quem sofria para se manter de pé nos mais simples alongamentos. Foi um episódio de uma semana de treinamento bem mais tranquila, com menor carga do que as anteriores. São os preparativos finais para os 10k pela Beira-Mar Norte da Capital.
Come e dorme
Continua depois da publicidade
Depois do último treino, na sexta, ainda passei por uma sessão de massagem com a massoterapeuta Sintia Silveira. Desde então, o ¿treinamento¿ é descanso. O coach Fabiano Braun, da Floripa Runners, alerta os corredores amadores deste domingo:
– A alimentação deve ser o habitual, nada diferente do corriqueiro. A hidratação é fundamental, e a prova é bem servida de postos de hidratação. E o mais importante: não se empolgar com a largada e sair do ritmo – explica.
Resumão
Teve dor e teve superação. O Dez a fio termina com o saldo de 94 quilômetros percorridos – de Florianópolis a Laguna ou da Capital a Itajaí. Desde o dia 24 de julho, no primeiro contato com o técnico Fabiano Braun, da Floripa Runners, foram quase 10 horas e meia em que estava correndo, entre ritmo fraco e forte. As atividades de fortalecimento muscular, musculação e funcional, chegaram em 15, no total de cinco semanas.
Continua depois da publicidade
Confira como foi o último treinamento da preparação no vídeo.
Dez a fio: treinos completados para a prova de 10k da Maratona Internacional de Floripa
Leia mais:
> Dez a fio: repórter vai encarar os 10k da Maratona Internacional de Floripa
> Dez a fio: repórter aprende a dosar esforço e a seguir com disciplina os treinamentos
> Dez a fio: primeiras dores causam mudança no plano de treinamentos
> Dez a fio: motivado por “perebas” na retomada dos treinamentos
> Dez a fio: esforço e exaustão na metade do caminho rumo aos 10k
> Dez a fio: desafiado sente evolução nos treinos e se anima com proximidade da prova
> Dez a fio: contagem regressiva para a primeira prova da vida
> Dez a fio: reta final de preparação aos 10k com sabor de despedida