Desafio não muda. Foi alterado apenas o plano de treinamento da reta final desta semana. Senti na carne as consequências de preparação de atleta. Foi um desconforto nas costas desde terminada a sessão de exercícios funcionais da última quarta-feira. No dia seguinte, levando em consideração as instruções de outro coach – falo dele a seguir – encarei a chuva e a dor para executar no treino de corrida. E as dores ficaram insuportáveis. Este é um episódio que resume a semana: domar o corpo.
Continua depois da publicidade
Força interna
Comecei a entender um pouco disso no primeiro encontro com Cláudio Vicente. Ele entrou na história para trabalhar o aspecto emocional. Profissional do coaching, orientou a não me deixar esmorecer quando pensamentos e sensações negativas surgissem no decorrer da corrida, como acreditar que calor ou dores sejam maiores do que realmente são. Incentivado por isso, no dia seguinte fiz a corrida regenerativa mais rápido do que o proposto nos treinos e aprendi que deveria dosar melhor meu esforço.
Insuportável
Continua depois da publicidade
Porém, passados os treinos físicos de quarta-feira, e com a então dorzinha nas costas, coloquei em prática o trabalho de Cláudio Vicente no dia seguinte. Encarei o frio e a chuva em Florianópolis no primeiro treino fartlek, com variação de velocidade. Desta vez não me excedi, cumpri o treino conforme o determinado, mas a dor na região das costelas ficou insuportável. Para a recuperação, teve treino cancelado no final da semana. Mas na próxima retorno à preparação para atingir os 10k em 56 minutos, conforme previsão do técnico Fabiano Braun, da Floripa Runners.
Vai dar certo
Com otimismo, reforçado pelo coach Cláudio Vicente, tenho esperança que a próxima semana será melhor e sem tantas dores. Os treinamentos devem ser mais direcionados para aprimorar a corrida e a expectativa é de que mais personagens apareçam pelo caminho até a linha de chegada no dia 27.
Dez a fio #3: mudança de planos e consequências de preparação de atleta
Leia mais:
Dez a fio: repórter vai encarar os 10k da Maratona Internacional de Floripa
Dez a fio: repórter aprende a dosar esforço e a seguir com disciplina os treinamentos