A duplicação da SC-403, no Norte da Ilha, em Florianópolis, deve ser retomada em algumas semanas. A empresa responsável pela obra será a Planaterra Terraplanagem e Pavimentação, de Chapecó, que decidiu nesta sexta-feira assumir o compromisso.
Continua depois da publicidade
As obras estão interrompidas desde abril, e o governo estadual precisou romper o contrato com a empreiteira vencedora do processo licitatório – a Espaço Aberto Ltda – por temer novos atrasos no cronograma. A empresa responde por pelo menos mais seis atrasos em obras em SC e no RS, como as da Ponte Hercílio Luz e do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e as do prédio dos Correios de São José.
A Planaterra foi a terceira colocada no processo vencido pela Espaço Aberto no ano passado. Ela já vinha analisando o cenário desde maio, temendo dificuldades em assumir as obras atrasadas.
Leia mais
Continua depois da publicidade
:: Vídeo mostra como será a duplicação da SC-403
:: MP-SC notifica Deinfra por falta de segurança em obras da rodovia
:: Acompanhe a situação de 10 obras atrasadas em Joinville e região
Segundo estimativa da Secretaria de Infraestrutura de SC, a Espaço Aberto levou mais de 50% do tempo previsto para executar menos de 6% da obra. Caso a Planaterra não assumisse as obras, uma nova licitação seria aberta.
A Espaço Aberto deve receber aproximadamente R$ 1,78 milhão pelo trecho que executou. A nova selecionada receberá o valor restante do contrato assinado anteriormente, cerca de R$ 34,1 milhões.
– O importante é que a gente conseguiu rescindir um contrato complicado, com uma empresa que claramente não iria executar a obra. Agora, estamos contratando uma empresa que vai fazer – comenta o secretário da pasta, Carlos Ecker.
Continua depois da publicidade
O acordo com a nova selecionada deve ser assinado no começo da semana, e a ordem de serviço, assinada pelo governo de SC até sexta. As obras começam imediatamente após a assinatura da ordem. Já o cronograma inicial, que previa o fim das obras para dezembro deste ano, está fora de cogitação.
– Não adianta prometermos terminar até o fim do ano. Acredito que a obra deva ser concluída até junho do ano que vem, mas estamos trabalhando muito para acelerar o andamento da duplicação e recuperar o tempo perdido – promete Ecker.
A Planaterra executou obras de destaque no Estado, principalmente no Oeste. Entre elas estão a readequação da pista do aeroporto de Chapecó, acessos a municípios de Paial, Abdon Batista e Macieira, a restauração das BRs 470 e 153.
Continua depois da publicidade