Metade parada. Metade em ritmo muito lento. Assim estão dez das principais obras ou projetos reivindicados por Joinville e região nos últimos anos. Na última sexta-feira, uma das mais importantes ganhou um impulso. Começou a sair do papel a aguardada duplicação da BR-280.

Continua depois da publicidade

Reivindicada há pelo menos duas décadas pela população do Norte do Estado, a duplicação da via é considerada fundamental para o desenvolvimento da região. A última obra semelhante ocorrida no Norte catarinense foi na década de 1990, com a duplicação da BR-101.

Mas não é a única obra que começou ou está em ritmo muito lento. AN listou empreendimentos considerados importantes para o trânsito, mobilidade urbana, saneamento, prevenção de enchentes, educação, saúde e lazer e as dividou em dois grupos: as que estão sem qualquer perspectiva de conclusão e as que precisam de mais atenção por parte dos governos e da própria população.

Mas também seria possível listar ainda mais obras ou dividir em grupos das que “nunca saíram do papel”, as que estão “sem recursos previstos suficientes” ou que pararam por “denúncias de irregularidades ou projetos mal feitos”.

Continua depois da publicidade

Em quase todas as obras há investimentos ou intervenção burocrática (licenças, autorizações) de órgãos municipais, estaduais e federais. Em todos os casos, o resultado é mais ou menos o mesmo: sonhos da população que vão ficando pelo caminho. Fica a dica para prestar atenção nos temas da campanha eleitoral.

Veja como está a situação de cada uma

Prometida desde a década de 1990, duplicação da BR-280 começou nesta sexta

Desapropriações são o maior obstáculo no caminho da avenida Santos Dumont

Macrodrenagem do rio Mathias ainda aguarda aval da Fundema

Parte dos parques com recursos do Fonplata não saiu do papel

Ampliação da Arena Joinville é uma incógnita

Obras de elevação da rua Minas Gerais dependem de entendimento com moradores

Inauguração do Case de Joinville está parada por entraves judiciais

Falta de recursos e readequações atrasaram as obras do Complexo Ulysses Guimarães em Joinville

Obras do contorno ferroviário ainda são esperadas na região

Construção do Campus Norte da UFSC não tem prazo para terminar