A Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí se reuniu com autoridades na manhã desta terça-feira para definir estratégias para liberar a entrada do complexo portuário do Itajaí. Participam do encontro representantes da Capitania, Polícia Militar, Polícia Federal, superintendência do Porto de Itajaí e Secretaria de Segurança Pública de Itajaí.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Confira todas as notícias sobre a manifestação no complexo portuário
Protesto do setor pesqueiro tenta impedir travessia do ferry boat em Itajaí
Continua depois da publicidade
O integrantes avaliam que ações podem ser feitas para liberar a entrada do porto, com base na liminar da Justiça que autorizou a desobstrução do canal. O complexo está trancado desde a manhã segunda-feira pelo protesto dos pescadores, que pedem a revogação de uma lista de espécies ameaçadas de extinção feita pelo Ministério do Meio Ambiente. Um navio patrulha da Marinha também deve atracar na cidade para auxiliar na operação.
Entenda o protesto dos pescadores em Itajaí:
Na segunda-feira pela manhã, o setor pesqueiro de Itajaí fechou a entrada para o complexo portuário do Itajaí-Açu. Mais de 30 barcos estavam envolvidos na manifestação, organizada pelo Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca (Sindipi) e Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Pesca (Sitrapesca).
Os manifestantes pedem a revogação da portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente, publicada em dezembro, que impede a pesca de 475 espécies consideradas ameaçadas de extinção – das quais cerca de 80 são consideradas comerciais, como cherne, garoupa, bagre, cação, emplasto, namorado e arraia.
Continua depois da publicidade
De acordo com o presidente do Sindipi, Giovani Monteiro, a portaria passaria por cima da legislação, que prevê que este tipo de listagem seja feita em conjunto com o Ministério da Pesca.
Na tarde da segunda-feira, os manifestantes decidiram por meio de uma assembleia manter o canal obstruído por tempo indeterminado. Também na tarde de segunda-feira a Justiça emitiu uma liminar determinando a desobstrução imediata do canal de acesso ao complexo portuário.
Durante a manhã da terça-feira, as embarcações de pescadores tentaram impedir a travessia do ferry boat, mas a delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí enviou duas lanchas para manter as balsas operando. Também pela manhã, mais um navio foi impedido de entrar no complexo portuário – totalizando três navios e um transatlântico impedidos de passar por ali.
Continua depois da publicidade