A agroindústria do oeste catarinense está longe dos grandes centros de consumo e distante das áreas produtoras de milho, seu principal insumo. A região importa mais de 2 milhões de toneladas desse grão por ano e necessita de uma ferrovia para unir os dois polos – levando o alimento industrializado para as grandes cidades e trazendo, principalmente, milho e soja. A ausência de ferrovia está retirando a competitividade regional e fazendo empresas catarinenses migrarem para o centro do país.

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O grande oeste catarinense corre o risco de perder sua competitividade pela alta dependência dessa matéria prima.

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O custo de transporte, caso mantenha-se a atual matriz, deverá inviabilizar grandes empreendimentos do agronegócio catarinense. O transporte rodoviário para longas distâncias e grandes volumes não se sustenta no longo prazo pelo seu componente de custos.

Rodovias em péssimas condições e inexistência de ferrovias e hidrovias anulam a competitividade das empresas oestinas, especialmente as agroindústrias. Ou esse quadro muda, ou as empresas irão embora.

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As deficiências da infraestrutura logística brasileira, localizadas fora da porteira dos estabelecimentos rurais, anulam a aptidão e a competência do agronegócio e prejudicam muito mais a agricultura do que as chamadas barreiras externas, como subsídios, quotas e sobretaxas.

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A solução dos altos custos do transporte agrícola passa pelo incentivo a outros modais e pela interação entre eles, a multimodalidade. Será preciso vencer desafios para que outras modalidades de transporte possam ser efetivamente utilizadas, melhorando a eficiência da operação e diminuindo seus custos.

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O transporte ferroviário é a alternativa viável para baratear custos de transporte e o custo final dos produtos. Cada vez mais os custos de transporte terão um peso maior no preço final dos produtos. Quem estiver longe dos centros de consumo ou de produção acaba arcando com o custo de transporte e empobrecendo. Transporte ágil e barato é fator de atratividade de investimentos regionais e desenvolvimento local.

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