Aprovado em primeira votação, o projeto que cria a Guarda Armada de Itajaí volta ao plenário da Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira, para a segunda e definitiva decisão do Legislativo. A expectativa é de que o resultado seja semelhante ao da sessão de terça-feira, quando 16 vereadores foram a favor do projeto e apenas três contra (houve uma ausência e o presidente da Casa só vota em caso de empate). Nos bastidores alguns membros da bancada governista afirmam que ainda fazem ponderações e que podem alterar o voto, mas as mudanças dificilmente ameaçarão a vitória do Executivo, autor do projeto.
Continua depois da publicidade
::: Vereadores de Itajaí aprovam criação da Guarda Armada em primeira votação
::: Projeto que cria a Guarda Armada vai à votação Câmara de Itajaí
::: OAB oficializa parecer contrário à Guarda Armada de Itajaí
Continua depois da publicidade
::: Vereadores discutem alterações em projeto da Guarda Armada
Confirmada a aprovação, a proposta segue para sanção do prefeito Jandir Bellini (PP). Em seguida haverá concurso público, curso de capacitação e a Guarda poderá chegar às ruas no segundo semestre de 2015.
Serão 120 vagas abertas para homens e mulheres que tenham o ensino médio completo, a capacitação será de 600 horas, possivelmente pela Univali e podem ser fornecidas em parceria com as academias de polícia Civil e Militar. Durante esse período, os aspirantes recebem uma ajuda de custo e passarão por acompanhamento psicológico e preparação física.