O Comitê de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race 2014-2015 lançou na sexta-feira o concurso de redação e desenho “Navegando na Sustentabilidade“, que vai premiar as melhores redações e desenhos sobre o tema “O que Navegantes tem a ver com a Volvo Ocean Race – As lições de sustentabilidade para a cidade”. Podem participar alunos do 1º ao 9º ano das escolas públicas e particulares de Navegantes.

Continua depois da publicidade

::: Site mostra localização em tempo real das embarcações

::: Veleiros da Volvo partem rumo a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

O objetivo é envolver os estudantes com o evento, que percorre 10 cidades mundiais desde outubro deste ano e chega a Itajaí no dia 4 de abril de 2015, onde permanece até dia 19 do mesmo mês. Os melhores trabalhos serão expostos em um jornal especial e os alunos vencedores poderão visitar os veleiros participantes da regata. As escolas com alunos vencedores também receberão a visita de velejadores para um bate-papo com os alunos.

Continua depois da publicidade

Cada escola selecionará três desenhos ou redações para que esses trabalhos representem a instituição de ensino. Depois, um júri formado pelo Comitê de Sustentabilidade da Volvo escolhe os melhores trabalhos.

Antônio Ayres dos Santos, superintendente do Porto de Itajaí, afirma que a Volvo Ocean Race movimenta valores financeiros significativos e é muito importante para a região e seus moradores.

– Todos precisam entender a importância da regata para a nossa região. A parada em Itajaí é a única na América Latina, é um evento histórico -, destaca.

Continua depois da publicidade

Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo da Portonave, explica que o apoio do terminal tem como foco o envolvimento dos alunos e professores com um dos eventos mais importantes para a região.

– Os alunos levam para casa informações sobre a Volvo, aprendem como vivem os velejadores, como funcionam os barcos, como eles interagem com o meio ambiente. Essa cultura é multiplicada e acompanha os estudantes por toda a vida -, justifica.

Todas as escolas de Navegantes receberão o regulamento do concurso no início de 2015 e passarão por um dia de formação sobre os temas de sustentabilidade que podem ser desenvolvidos

Continua depois da publicidade

::: Leia mais sobre a Volvo Ocean Race 2014-2015

A competição geral é liderada pelo Abu Dhabi, vencedor da primeira etapa – entre Alicante e Cidade do Cabo -, seguido por Dongfeng e Team Brunel (veja classificação abaixo). O barco da equipe dos Emirados Árabes lidera também o campeonato das regatas locais, as chamadas In-Port Races, com duas vitórias.

Classificação

1º Abu Dhabi Ocean Racing

2º Team Brunel

3º Team Alvimedica

4º Team SCA

5º Dongfeng Race Team

6º Mapfre

7º Team Vestas Wind

Uma rota de mais de 60 mil quilômetros

Os 57 velejadores que participam da Volvo Ocean Race vão percorrer 38,7 milhas náuticas para completar a volta ao mundo, o equivalente a 62,3 mil quilômetros. Depois de Cidade do Cabo (África do Sul), os competidores seguem para Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Gotemburgo (Suécia). Veja os detalhes no infográfico abaixo.