Começou nesta quarta-feira a segunda etapa da Volvo Ocean Race 2014-2015, com a partida dos sete veleiros da Cidade do Cabo, na África do Sul, rumo a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A largada ocorreu às 14h, no horário de Brasília, e foi marcada por fortes emoções. Sopravam apenas cinco nós quando o barco espanhol Mapfre, o Team Brunel e o Team SCA cruzaram a saída, enquanto na retaguarda o Abu Dhabi Ocean Racing e o Team Vestas Wind brigavam com um vento que parecia desaparecer por alguns momentos. Em poucos minutos, porém, tudo mudava e os ventos chegavam a 30 nós, obrigando as embarcações a fazer rápidas manobras.

Continua depois da publicidade

::: Site mostra localização em tempo real das embarcações

::: Impacto violento tira equipe chinesa da liderança

Durante o trajeto ainda dentro da baía da Cidade do Cabo, as mudanças de vento e de liderança foram constantes. Ao passar pela última baliza antes de seguir a prova até Abu Dhabi, o Team SCA comandava a disputa, seguido de perto pelo Team Alvimedica e pelo Team Vestas Wind.

Continua depois da publicidade

As 48 horas seguintes à largada da etapa prometem ser duras para as equipes, pois a corrente das Agulhas deve se unir a uma frente fria e a ventos de até 25 nós. Mais adiante também se espera um ciclone tropical no Índico Sul e falta de vento no Golfo Pérsico perto do fim da etapa. Serão mais de 11 mil quilômetros e os barcos devem demorar até 30 dias para chegar ao destino.

A ação de piratas, atividade que já assustou as autoridades na costa leste africana, mas que perdeu força, segundo especialistas em segurança, não é temida pela organização. Ainda assim, os veleiros vão ter zonas de exclusão para evitar na região.

A segunda etapa marca também a tentativa de recuperação da equipe Mapfre, que tem o catarinense André Fonseca, o Bochecha, como destaque. O barco espanhol é o lanterninha da Volvo após ter ficado com sétima posição na primeira etapa.

Continua depois da publicidade

::: Leia mais sobre a Volvo Ocean Race 2014-2015

A competição geral é liderada pelo Abu Dhabi, vencedor da primeira etapa – entre Alicante e Cidade do Cabo -, seguido por Dongfeng e Team Brunel (veja classificação abaixo). O barco da equipe dos Emirados Árabes lidera também o campeonato das regatas locais, as chamadas In-Port Races, com duas vitórias. A última ocorreu sábado, com o Team Brunel em segundo e o Team SCA em terceiro.

Classificação

1º Abu Dhabi Ocean Racing

2º Team Brunel

3º Team Alvimedica

4º Team SCA

5º Dongfeng Race Team

6º Mapfre

7º Team Vestas Wind

Uma rota de mais de 60 mil quilômetros

Os 57 velejadores que participam da Volvo Ocean Race vão percorrer 38,7 milhas náuticas para completar a volta ao mundo, o equivalente a 62,3 mil quilômetros. Depois de Cidade do Cabo (África do Sul), os competidores seguem para Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Gotemburgo (Suécia). Veja os detalhes no infográfico abaixo.