Os casos de dengue em Itajaí chegaram a 599 nesta sexta-feira, conforme último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Apesar do aumento, o município acredita que a tendência é de estabilização e redução do número de pacientes contaminados. No Estado, os casos da doença já somam 673 – 552 com transmissão em Itajaí (autóctones), 46 importados e 75 em investigação.

Continua depois da publicidade

– Mesmo com quase 600 casos, o número não tem aumentado na mesma proporção que no início. Apenas 1/3 dos casos suspeitos foram confirmados e nós continuamos fazendo as ações orientadas pelo Estado – afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Rachel Marchetti.

Leia mais:

::: Leia todas as notícias sobre a dengue

Continua depois da publicidade

::: As 10 dúvidas mais frequentes sobre a dengue

::: Bairro que registrou mais casos de dengue tem cenário de descuido

A gerente de zoonoses e entomologia da Dive, Suzana Zeccer, afirma que mesmo que o número de casos aumente as ações continuarão a ser desenvolvidas na cidade. Para a profissional, um dos pontos positivos do combate a dengue é que os focos do mosquito estão localizados no bairro São Vicente.

– Não temos vários locais de transmissão, com isso menos pessoas ficam expostas à doença e conseguimos concentrar os esforços. Para Itajaí isso é um facilitador – avalia.

Outra ação que vai reforçar o combate ao mosquito é a nova legislação que multa em até R$ 2,7 mil quem facilitar a proliferação do Aedes Aegypti. A partir de segunda-feira os agentes de endemias receberão o material para notificar as pessoas e os proprietários de terrenos para que regularizem sua situação.

Continua depois da publicidade

::: Casos de dengue em Itajaí preocupam municípios da região do Vale

::: Surto de dengue faz cidades do litoral adotarem medidas de prevenção

A prefeitura também promove neste sábado o “Juntos pelo Rio e Unidos contra a Dengue”, a partir das 8h, no Centreventos. A ação, vinculada à Itajaí Stopover, irá intensificar o mutirão de limpeza nas áreas ribeirinhas propícias ao aparecimento de focos da dengue. Mais de 400 voluntários estão inscritos para participar do projeto.

Itapema e Camboriú contabilizam primeiros casos de dengue

Além de Itajaí, que vive um surto da doença, nesta semana os municípios de Itapema e Camboriú registraram um caso de dengue cada. De acordo com o boletim da Dive, o local de transmissão ainda está sendo investigado. Em Itapema, 18 casos suspeitos foram descartados e dois continuam aguardando o diagnóstico. Já em Camboriú, 38 foram descartados e 13 estão esperando o resultado do exame de sorologia.

Também contabilizam casos da doença os municípios de Balneário Camboriú (9), Bombinhas (1), Navegantes (1) e Porto Belo (1).

Continua depois da publicidade

O número de focos positivos no Estado chegou a 2.876, concentrados em Chapecó, São Miguel do Oeste, Joinville, Itajaí, Xanxerê, Xaxim, Balneário Camboriú, Pinhalzinho e Itapema – cidades consideradas infestadas pelo Aedes Aegypti.