Navegantes registrou nesta semana o primeiro caso de dengue. A Secretaria de Saúde acredita que o caso seja autóctone, quando a doença é contraída dentro do município, porque o paciente não saiu da cidade e trabalha próximo a um foco positivo do mosquito. A cidade de transmissão ainda não foi confirmada pela Diretoria de de Vigilância Epidemiológica (Dive).
Continua depois da publicidade
::: Itajaí chega a 262 casos de dengue em 2015
::: Leia todas as notícias sobre dengue
A doença foi contraída por uma mulher que mora no bairro São Pedro e trabalha no Centro, perto do ferry boat – ela já foi medicada e passa bem. Outros 40 casos continuam em investigação na cidade e nove já foram descartados. O secretário de Saúde, Samuel Paganelli, afirma que para intensificar o combate à doença está sendo feita a visitação nas casas que ficam a um raio de 300 metros do local de transmissão.
Continua depois da publicidade
– Temos feito um trabalho intensivo com a dengue há bastante tempo. Por isso, só tivemos dois focos neste ano, um no bairro Machados e outro próximo ao ferry boat. Estamos bem conscientes de que isso poderia ocorrer pela proximidade com Itajaí – afirma.
::: As 10 dúvidas mais frequentes sobre a dengue
O secretário acredita ainda que o caso foi isolado, mas reforça o alerta para que a população não deixe água parada no quintais de casa. As pessoas que tiverem um dos sinais da doença (febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele) devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Dengue na região
Em Itajaí o número de casos de dengue chegou a 262 nesta semana, conforme a Vigilância Epidemiológica do município. Deste total mais de 90% dos moradores infectados são do bairro São Vicente. Outros 256 casos estão aguardando o resultado do exame de sorologia, que detecta o vírus no sangue. No Estado, o número de casos subiu para 305.
Continua depois da publicidade