Nesta segunda-feira, o número de casos de dengue chegou a 262 em Itajaí, no Litoral Norte de SC. Conforme a diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Rachel Marchetti, o número é considerado maior do que o esperado para o período e, só não caracteriza epidemia, porque mais de 90% dos moradores infectados são do bairro São Vicente.

Continua depois da publicidade

– Se os casos se espalharem pela cidade, aí poderemos considerar epidemia. Por enquanto ainda tratamos como surto – esclarece.

::: Leia todas as notícias sobre a dengue

Segundo Rachel, era esperado que a cidade atingisse 300 contaminações no fim de março, no entanto estamos apenas no dia 2 deste mês e faltam apenas 38 casos para se atingir a meta.

Continua depois da publicidade

Dos 998 casos suspeitos, 262 foram confirmados, 480 foram descartados e 256 estão aguardando o resultado do exame de sorologia, que detecta o vírus no sangue.

Nesta terça-feira, 23 dos 30 agentes contratados para reforçar o programa de Controle da Dengue começam a visitar as casas. Os outros sete ainda precisam finalizar as capacitações fornecidas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) para começarem a atuar.

::: As 10 dúvidas mais frequentes sobre a dengue

De acordo com Rachel, também há um médico da Vigilância Epidemiológica de Itajaí visitando constantemente os postos de saúde da cidade para conversar com os médicos e enfermeiros e tirar as dúvidas que eles possam ter em relação à dengue.

Continua depois da publicidade