A guerra de declarações entre PMDB, PP e PSD esquentou o clima na véspera da pré-convenção para decidir se os peemedebistas continuam apoiando o atual governo ou partem para um novo projeto. Depois das declarações do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e do deputado Gelson Merisio (PSD), a participação do PP na aliança se tornou o foco da batalha.

Continua depois da publicidade

::: Blog do Moacir: os detalhes da pré-convenção do PMDB

Em meio ao tiroteio, o governador Raimundo Colombo (PSD) se pronunciou pela primeira vez para dizer que, a partir da decisão do PMDB, ele mesmo será o condutor das negociações com siglas aliadas.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Pré-convenção do PMDB movimenta xadrez sucessório em SC

Rivais históricos namoram aliança eleitoral inédita em Santa Catarina

De um lado da trincheira, Luiz Henrique defendeu, na quinta-feira, a aliança com Colombo, mas reafirmou que o PMDB rejeita a participação do PP na coligação. De outro, Merisio, que preside do PSD em Santa Catarina, afirmou que a sigla quer o apoio dos pepistas e garantiu que eles têm uma vaga na chapa – o cenário mais provável seria com Joares Ponticelli (PP) concorrendo ao Senado.

As declarações do pessedista tiveram grande repercussão no PMDB, de acordo com o próprio presidente do partido e vice-governador Eduardo Pinho Moreira. Defensor da manutenção da aliança ao lado do senador Luiz Henrique, Pinho Moreira admitiu ontem pela manhã que a entrevista de Merisio acabou servindo de munição para a ala peemedebista que quer candidatura própria – liderada pelo deputado federal Mauro Mariani. Na metade da tarde, o governador se manifestou, por meio de sua assessoria:

– O PMDB vai tomar uma posição importante neste sábado. Essa decisão tem forte repercussão no processo eleitoral e, a partir desse momento, eu assumo a responsabilidade de coordenar todos os partidos aliados e construir o processo eleitoral de 2014.

Continua depois da publicidade

Depois das reações de Pinho Moreira e da fala do próprio governador, a reportagem tentou entrevistar o deputado Merisio novamente, mas ele não atendeu o celular nem respondeu ao recado deixado na caixa postal.

::: Resultado da pré-convenção deve ser conhecido até final da tarde

As urnas da pré-convenção do PMDB estarão abertas hoje entre às 9h e às 15h. O evento será realizado no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. São esperados 522 delegados de todo o Estado.

Às 11h, estão previstos discursos das duas alas – a que defende a aliança e a que defende candidatura própria. A apuração dos votos começa assim que for encerrado o prazo e o resultado deve ser conhecido até o final da tarde.

Continua depois da publicidade

::: As possíveis coligações que podem se formar