Cerca de 50 pessoas, entre esposas e familiares de detentos, protestam em frente ao Fórum de São José nesta quarta-feira. Entre os pedidos estão o fim das revistas íntimas vexatórias _ principalmente em crianças _, a melhora na condição dos detentos que integram a Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, e uma visita do juiz corregedor do sistema prisional. O grupo se mobilizou por volta das 13h desta quarta-feira e deve permanecer no local até o fechamento do fórum, às 19h. A intenção dos manifestantes é fazer um novo ato na manhã de quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Conforme relato de uma das manifestantes, que se identificou apenas como Mari, uma pessoa que integra a Vara de Execução Penal de São José teria informado que, em até três dias, o juiz responsável, Emerson Feller Bertemes, irá até a penitenciária. Por telefone, o Fórum esclareceu que a informação repassada ao grupo foi de que, até terça-feira, o juiz corregedor fará a visita em São Pedro de Alcântara. Como parte do ato, o grupo também chegou a interromper o fluxo de veículos em frente ao local. A Polícia Militar acompanhou o ato.

Por telefone, a assessoria do Tribunal do Justiça informou que as visitas dos juízes nas unidades prisionais do Estado são ações de rotina e que, inclusive, os magistrados responsáveis são orientados a fazer isso em intervalos de 15 ou, no máximo, 30 dias. O que pode ocorrer nessa situação, explicou a assessoria, é o juiz aproveitar a agenda para apurar ou averiguar se os pedidos feitos pelos familiares procedem.

Desde segunda-feira os protestos das famílias dos presos são registrados em Florianópolis, Blumenau, no Vale do Itajaí, e também em Joinville, no Norte do Estado. No fim da tarde de terça-feira, por exemplo, pelo menos 60 pessoas se manifestaram em frente ao complexo prisional de Florianópolis, na Rua Delminda Silveira, em Florianópolis. As reivindicações do grupo também eram sobre as revistas íntimas e condições dos presos.

Continua depois da publicidade

Acompanhe:

Mulheres de presos protestam e denunciam problemas no sistema prisional de Santa Catarina

Revista íntima em crianças volta a causar polêmica em Santa Catarina

Escâneres instalados em penitenciárias atenderão 60% dos presos de Santa Catarina

Familiares de detentos protestam por melhores condições no Presídio Regional de Joinville

Manifestação de presos e familiares pode gerar suspensão de visitas em presídios de SC

Detento é assassinado no Complexo Penitenciário de Florianópolis