A Feira da Maricota abre ao meio-dia deste sábado (13), novamente no canteiro da Avenida Paulo Fontes, nas proximidades do Mercado Público e do Terminal de Integração do Centro (TICEN).
Continua depois da publicidade
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, o impasse entre os artesãos foi superado, o evento deve permanecer por 90 dias no endereço – mantendo as barracas de alimentos – até que eventuais alterações na lei urbana, que permitam efetivamente sua presença no local, sejam aprovadas pela Câmara de Vereadores.
Protesto pede permanência da Feira da Maricota na Avenida Paulo Fontes
A proposta apresentada na terça-feira (9) pela Prefeitura, estabelecendo alguns parâmetros, foi aceita pelos trabalhadores. As barracas de gastronomia foram permitidas pela Prefeitura, mas os pontos delas foram restringidos.
Continua depois da publicidade
O canteiro da avenida foi dividido em três setores: 1, da praça da Alfândega ao início do Mercado; 2, da frente do Mercado até o final do Ticen; e 3, a partir do Ticen, em direção às pontes. As barraquinhas com comida só podem ocupar as áreas 1 e 3.
Confira mais notícias sobre a Grande Florianópolis
Já as de artesanato podem ocupar qualquer lugar.As barracas terão que respeitar a fila única nas áreas 1 e 2 e elas não poderão ser montadas nos locais de passagem de pedestres, delimitados pelas faixas de segurança. No setor 3, as barracas podem ser montadas em fila dupla.
A Prefeitura chegou a proibir a realização da Feira da Maricota da Avenida Paulo Fontes, por conta de dúvidas quanto ao trânsito e mobilidade na região. Uma alternativa seria a Praça Fernando Machado. Os artesãos protestaram, fundaram a Associação da Feira da Maricota, e depois de diversas reuniões, conseguiram voltar ao ponto que consagrou o evento.
Continua depois da publicidade