A equipe dinamarquesa Team Vestas Wind, participante da Volvo Ocean Race 2014-2015, foi resgatada na madrugada deste domingo após o veleiro encalhar em um recife no Oceano Índico no começo da tarde sábado. O incidente obrigou os tripulantes a abandonarem o veleiro e, consequentemente, a disputa da segunda etapa da regata de volta ao mundo. Nenhum dos nove membros da equipe se feriu.

Continua depois da publicidade

::: Site mostra localização em tempo real das embarcações

::: Veleiros da Volvo partem rumo a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

O veleiro encalhou por volta de 13h10 de sábado (horário de Brasília) em Cargados Carajos Shoals, na região das Ilhas Maurício. Os lemes da embarcação quebraram e um vazamento inundou a popa.

Continua depois da publicidade

Por volta de 22h de sábado, no horário brasileiro, os velejadores abandonaram o barco e caminharam dentro da água até um local seco no recife. O resgate ocorreu cerca de duas horas e meia depois, feito por um barco de serviço guarda-vidas. A equipe Alvimedica chegou a desviar sua rota para ajudar o team Vestas Wind, caso fosse necessário. Com a confirmação de que todos os tripulantes estavam bem, o time voltou ao percurso.

A organização da Volvo Ocean Race e o Team Vestas Wind trabalham agora para levar o veleiro encalhado à terra firme. Os danos à embarcação ainda serão avaliados.

Disputa

Na briga pelo vitória na segunda etapa da Volvo Ocean Race, o Abu Dhabi Ocean Racing assumiu a liderança da prova. O barco espanhol Mapfre é o segundo colocado e o Team Brunel, o terceiro.

Continua depois da publicidade

::: Leia mais sobre a Volvo Ocean Race 2014-2015

A competição geral é liderada pelo Abu Dhabi, vencedor da primeira etapa – entre Alicante e Cidade do Cabo -, seguido por Dongfeng e Team Brunel (veja classificação abaixo). O barco da equipe dos Emirados Árabes lidera também o campeonato das regatas locais, as chamadas In-Port Races, com duas vitórias.

Classificação

1º Abu Dhabi Ocean Racing

2º Team Brunel

3º Team Alvimedica

4º Team SCA

5º Dongfeng Race Team

6º Mapfre

7º Team Vestas Wind

Uma rota de mais de 60 mil quilômetros

Os 57 velejadores que participam da Volvo Ocean Race vão percorrer 38,7 milhas náuticas para completar a volta ao mundo, o equivalente a 62,3 mil quilômetros. Depois de Cidade do Cabo (África do Sul), os competidores seguem para Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Gotemburgo (Suécia). Veja os detalhes no infográfico abaixo.