Na próxima terça-feira encerra-se a fase diocesana do processo de beatificação do Padre Aloísio Boeing. Na data, os documentos reunidos em dois anos de pesquisas serão lacrados e enviados a Roma para a nova fase do trâmite. Marcando o dia 17, data da morte do pároco, missas e cerimônias estão previstas. É esperada grande participação da comunidade. O que deve mobilizar e atrair fieis é a recondução do relicário com os restos mortais do padre para seu túmulo – a exumação foi feita no mês passado.
Continua depois da publicidade
:: Confira mais notícias da região ::
O envio dos documentos a Roma é encarado com boas perspectivas pelos membros do Instituto Padre Aloísio, entidade criada para gerir recursos e acompanhar os encaminhamentos, assim como receber os turistas da Igreja Nossa Senhora do Rosário. A irmã Edna Bittencourt, uma das responsáveis pelo trabalho, conta que tudo transcorreu bem nos dois anos de pesquisa. Foi nesse período que toda a documentação foi reunida para a primeira fase do processo: o reconhecimento das virtudes heroicas do padre e sua denominação de venerável. Para receber o título, as virtudes e graças realizadas por Boeing devem ser aceitas pelo Vaticano.
Continua depois da publicidade
Apenas depois as outras fases do processo têm seguimento: com a comprovação de um milagre é concedido o título de beato. Com um segundo milagre, o padre torna-se santo. É pela busca das demais etapas do processo que o trabalho dos jaraguaenses não finda agora. Enquanto os documentos são analisados pela Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, os relatos de graças e possíveis milagres continuam sendo reunidos. Quem esteve em presença do padre e recebeu suas graças pode entrar em contato com a igreja para informá-los.
Segundo o vice-postulador da causa de beatificação, padre Léo Heck, neste momento os documentos incluem um histórico completo da vida de Aloísio Boeing, com entrevistas e testemunhos de pessoas próximas. Nesta fase inicial serão enviados os relatos de 15 graças concedidas pelo padre. Lembrando do serviços prestados pelo pároco à comunidade, Heck ressalta que Aloísio atingiu virtudes que são atribuídas aos santos.
– Algumas pessoas se aproximam mais de Deus e as demais encontram nelas um modelo, que desperta o desejo de serem melhores. Um santo também tem o poder de interseção e aqui encontramos muitos relatos de como Aloísio fazia isso _ conta ele.
Programação do encerramento
A tradicional missa que ocorre todo dia 17 em Nereu Ramos será marcada, neste mês, por uma programação especial. Antes disso, porém, um tríduo de celebrações antecede o grande dia. A programação passa pelos três locais que contaram com a importante presença e atuação do padre na região: a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos; o Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá; e o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, no bairro Rio Cerro.
Continua depois da publicidade
É para a terça-feira, porém, que a maior parte dos fieis são esperados – a expectativa é que até 5 mil pessoas possam comparecer às celebrações, mesmo número que esteve presente no enterro do padre e na abertura do processo de beatificação. É na última missa, celebrada às 20 horas, que o relicário com os restos mortais do padre, que estará visível durante a celebração, será levado em procissão até seu túmulo.
O postulador do processo, o italiano Paulo Vilota, explica que a exumação é uma tradição antiga da Igreja Católica e o processo já foi realizado com outros candidatos ao título de santo no Brasil. O procedimento começou no mês passado e coincidiu com a reforma do túmulo do padre. O objetivo é garantir a preservação por mais tempo de seus restos mortais, que estarão em uma nova urna e serão depositados novamente no túmulo.
A irmã Edna ainda lembra que uma estrutura está sendo montada para receber a população. Além de bancos e cadeiras extras, tendas serão cedidas pela Prefeitura e serão instaladas no pátio da igreja. Também haverá telões para quem não conseguir entrar no templo poder acompanhar as celebrações.
Uma vida dedicada ao sacerdócio
Nascido em 24 de dezembro de 1913, o padre Aloísio Boeing ingressou no sacerdócio aos doze anos. Sua vida foi dedica à formação de novos seminaristas e grande parte dela ocorreu em Jaraguá do Sul. Na cidade, ele inaugurou o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, onde foi mestre de noviços por 24 anos, e também fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, em 1974.
Continua depois da publicidade
Depois, passou a atuar como orientador espiritual do Centro Shalom no bairro Nereu Ramos e, com o falecimento do padre Antônio Echelmeyer, em 1985, Aloísio assumiu a orientação pastoral e administrativa da igreja Nossa Senhora do Rosário. Antes de suas experiências em Jaraguá, ele também passou pelo Seminário Sagrado Coração de Jesus, onde lecionou por quase dez anos (de 1943 a 1952).
Aloísio Boeing faleceu em 17 de abril de 2006, após 23 anos de atuação em Nereu Ramos. Ele foi sepultado ao lado da igreja em um local que virou ponto de orações. Diversas graças e possíveis milagres são atribuídos ao pároco. O processo de beatificação foi aberto em 17 de maio de 2013.
Confira a programação
Dia 14
Missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos – 19 horas
Dia 15
Missa no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá – 10 horas
Dia 16
Missa no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, no Rio Cerro – 19h30
Dia 17
Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos
13 às 14h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento.
15 horas – Santa Missa.
19 horas – Ato de Encerramento do Processo de Beatificação.
20 horas – Santa Missa e procissão até o túmulo com relicário.