Jaraguá do Sul foi incluída no roteiro religioso catarinense. A cidade quer apresentar para o mundo a história do padre Aloísio Boeing, que está em processo de beatificação. Em reuniões com Santa Catarina Turismo S/A (Santur) desde o ano passado, foi confirmada neste mês a participação jaraguaense no roteiro que tem quatro pontos turísticos.

Continua depois da publicidade

_ O bairro Nereu Ramos será o ponto principal do roteiro por ter sido o local em que o padre Aloísio trabalhou por cerca de 40 anos _ explica o diretor de turismo, Fenísio Pires Júnior.

A Fundação Municipal de Esporte e Turismo (FME) já definiu como será a rota. O primeiro ponto de parada é a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde está localizado o túmulo do padre Aloísio Boeing, em Nereu Ramos. Outro ponto de visitação é o Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, onde o padre trabalhou por 24 anos. A terceira parada é o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, na Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. O último local para visitação não está ligado à história do padre. Trata-se da Igreja Chiessetta, no alto do Morro Boa Vista. Ela foi construída para homenagear a colonização italiana no município em 2012.

Conforme Fenísio, agora o material para a divulgação do roteiro está sendo montado. A intenção é divulgar os pontos turísticos na 41ª edição da Feira de Turismo das Américas (Abav), que ocorre entre os dias 7 e 8 de setembro, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

_ É uma conquista para Jaraguá do Sul. Vamos mostrar que o Estado reconhece a história do padre Aloísio Boeing e, com isso, buscar recursos federais para melhorar a nossa rota. Também acredito que esse reconhecimento catarinense ajude no processo de beatificação do padre _ enfatiza Fenísio.

Revitalização Nereu Ramos

O Instituto Jourdan já trabalha com um projeto de revitalização do bairro Nereu Ramos. A obra está estimada em cerca de R$ 21 milhões. O município ainda não tem recursos próprios para tocar o projeto, por isso buscará ajuda com os governos estadual e federal. A ideia surgiu pensando na localidade se tornar um polo do turismo religioso devido ao padre Aloísio Boeing.

Dentro do projeto, as principais mudanças serão a iluminação (instalação de lâmpadas de LED), áreas de lazer, recuperação da pavimentação original, arborização do bairro, instalação de rampas para cadeirantes e piso tátil e sanitários públicos. As ruas contempladas pelo projeto serão a Luiz Sarti, Pioneiro Julio Tissi e Pioneiro Henrique Demathe e a faixa com áreas de lazer e praça existente que acompanham a ferrovia. Também serão trabalhados os atrativos culturais, que fazem parte da Rota Italiana.

Continua depois da publicidade

A história do padre

_ Aloísio Boeing nasceu no dia 24 de dezembro de 1913, na localidade de Vargem do Cedro, em São Martinho (SC).

_ Aos 11 anos de idade, entrou para a Escola Apostólica Sagrado Coração de Jesus, em Brusque. Foi ordenado padre em Taubaté (SP), no dia 1º de dezembro de 1940.

_ Veio para Corupá, em 1942, onde foi professor no seminário por seis anos.

_ Foi fundador o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, na Barra do Rio Cerro, em 1956, onde foi mestre de noviços durante 20 anos.

Continua depois da publicidade

_ Durante 23 anos viveu na comunidade de Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul, onde fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, que iniciou em 1974.

_ Faleceu em 17 de abril de 2006, aos 92 anos. Antes de morrer, pediu para ser sepultado em frente a uma gruta de Nossa Senhora Aparecida, no pátio da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos.