A comunidade católica de Jaraguá do Sul está se mobilizando para a beatificação do Padre Aloísio Boeing. No último sábado, foi criado o Instituto Padre Aloísio, com o objetivo de promover ações que ajudarão no processo de candidato a santo. A iniciativa foi anunciada nesta quarta-feira, após a missa de sete anos de falecimento do religioso, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, onde dedicou grande parte da vida sacerdotal.
Continua depois da publicidade
Um dos objetivos do instituto sem fins lucrativos é arrecadar recursos para custear a vinda do postulador do processo em Roma, Paolo Vilotta. Ele vai acompanhar a investigação sobre os milagres que teriam sido alcançados por intercessão do religioso. No dia 17 de maio, uma missa na Catedral de Joinville, às 19 horas, vai dar início à instalação do Tribunal Eclesiástico Diocesano, que tem o objetivo de comprovar as intervenções do sacerdote.
Para contribuir, a comunidade está disponibilizando envelopes na saída das missas, que também poderão ser adquiridos na secretaria paroquial, para doações de qualquer valor. Quem quiser também poderá se tornar sócio-contribuinte, para doar um valor fixo por mês. Os recursos serão depositados em conta bancária específica para a causa.
O processo de beatificação de Padre Aloísio é o primeiro a ser aberto pela Diocese de Joinville. A aprovação do Vaticano para a abertura do processo ocorreu em 28 de fevereiro. Após a instalação do tribunal, será realizada uma pesquisa documental e serão ouvidos pelo menos 30 testemunhos de sacerdotes e fiéis que conviveram com o religioso.
As investigações sobre os milagres que teriam sido alcançados por intercessão do religioso duram cerca de um ano. A comprovação do milagre não é fácil: para confirmar que ocorreu uma cura, será preciso anexar ao processo os laudos médicos dos fiéis, constatando que a doença existia e que depois a pessoa ficou livre do mal.
Continua depois da publicidade
Numa próxima fase, também será realizada a exumação do corpo do padre Aloísio, que está sepultado num túmulo em frente à gruta Nossa Senhora Aparecida, no pátio da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
– Servirá como uma prova documental viva de que o santo realmente existiu -, explica o vice-postulador do processo de beatificação, padre Léo Heck.
O padre explica que se ao longo do processo for comprovado um milagre, ocorre a beatificação. Se depois de um tempo um novo milagre for reconhecido, ele é considerado santo.
Quem foi padre Aloísio Boeing
Padre Aloísio viveu em Jaraguá por mais de 40 anos. Fundou o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, na Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, em 1956, onde foi mestre dos noviços durante 20 anos. Depois fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, onde viveu mais 23 anos.
Continua depois da publicidade
Ele nasceu no dia 24 de dezembro de 1913, na localidade de Vargem do Cedro, em São Martinho (SC). Morreu aos 92 anos, em 17 de abril de 2006. Desde então, fiéis rezam para o padre e a notícia de que Aloísio intercedia pelos católicos se espalhou. O túmulo do padre é visitado por centenas de católicos todos os dias.