A tarde e a noite desta quarta-feira serão dedicadas ao encerramento das atividades que marcaram o ano de 2014 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, Jaraguá do Sul. É lá que está enterrado o padre Aloísio Boeing e é a paróquia que celebrou, nos últimos 12 meses, uma programação especial em alusão ao centenário de nascimento do sacerdote, que está em processo de beatificação. As atividades de hoje marcam o fim do ano do centenário, porém não finalizam as homenagens ao pároco. Em 2015, missas e outras celebrações também ocorrem.

Continua depois da publicidade

A irmã Edena Maria Bittencourt, responsável pela causa do padre Aloísio, conta que a paróquia só tem a comemorar. Desde dezembro de 2013, quando a comemoração do centenário começou, foram realizadas missas mensais, sempre no dia 17, data de nascimento do sacerdote. A pedido da própria comunidade, duas missas foram celebradas por dia, às 15 e às 20 horas.

– Mesmo em dias de semana ou domingos, quando os fieis já têm missas em suas comunidades, a igreja sempre esteve lotada e sempre nos dois horários de missas – conta Edena.

Para as celebrações, párocos de diversos Estados estiveram presentes. Catarinenses e paranaenses foram os mais frequentes, porém visitantes de São Paulo e até do Maranhão conduziram as missas. Entre os destaques que causaram emoção estão a vinda de Dom Roque e Dom Nelson, ambos bispos que foram noviços de Aloísio.

A inclusão da igreja na Rota Religiosa Catarinense foi outro ponto alto do ano na paróquia. A visibilidade da rota já atraiu visitantes e caravanas em busca de retiros ou apenas de conhecer o local e a história do padre Aloísio. Para 2015, as missas mensais no dia 17 serão mantidas, ainda em dois horários.

Continua depois da publicidade

Documentos serão enviados a Roma

O processo de beatificação do padre Aloísio Boeing, aberto em maio de 2013, encerra sua primeira etapa em março do próximo ano. No dia 17, os documentos que relatam a história do pároco serão enviados a Roma, para análise do Vaticano. Reunir o material demandou meses de trabalho.

Uma equipe de São Paulo visitou Jaraguá do Sul duas vezes para colher depoimentos sobre a vida de Aloíso, em um total de 35 entrevistas com outros padres, freiras, a família e a comunidade. Edena explica que no Vaticano a documentação é averiguada e pode haver a comprovação das virtudes heroicas do padre. A partir daí, ele se torna um venerável.

A segunda etapa da beatificação já está em andamento e deve ser fortalecida a partir de março. Desde o começo do processo, a comunidade informou sobre graças realizadas com intermédio do padre. Edena conta que as placas sobre graças no túmulo aumentaram desde o começo do ano e já passam de 90.

Agora, a equipe trabalha com os feitos do sacerdote, em busca de uma comprovação de um milagre. Para isso, é necessária a comprovação de médicos e de peritos.

Continua depois da publicidade

PROGRAMAÇÃO

Das 13h às 14h30min – adoração ao Santíssimo.

Às15h – Santa Missa, presidida pelo padre Cláudio Márcio Piontkewicz.

Das 18h às 19h30min – adoração ao Santíssimo.

Às 20h – Santa Missa, presidida pelo padre Adenir José Ronchi. Local: Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos.