Uma audiência de conciliação com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério Público Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está marcada para esta sexta-feira na Justiça Federal, em Florianópolis. A intenção é chegar a um consenso sobre a quarta faixa no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, onde está localizada uma área indígena.

Continua depois da publicidade

Leia também:

>>> Instalação da quarta-pista na BR-101 Sul depende do aval da Funai

>>> DNIT autoriza obras da quarta pista no Morro dos Cavalos, na BR-101

Continua depois da publicidade

>>> Negociação para quarta pista na BR-101 avança após acordo entre moradores da região e comunidade indígena

>>> “É cumprir questões burocráticas e dar início às obras”, diz ministro da Justiça sobre quarta pista na BR-101

>>> Comitiva participa de reunião sobre impasse no Morro dos Cavalos

A obra está contratada e a empresa responsável está realizando levantamento topográfico. A expectativa do DNIT é que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) faça a liberação prometida da Licença de Instalação. Feito isso, em junho, deve sair o edital para a construção de dois túneis.

Continua depois da publicidade

Esses são pontos destacados em um relatório sobre a situação das obras em rodovias federais no Estado. O levantamento que aponta traçados de BRs em diferentes regiões de Santa Catarina foi elaborado a pedido do superintendente estadual do DNIT, João José dos Santos.

O engenheiro, que é filiado ao PT, deixou o cargo para disputar uma vaga na Câmara Federal. Ao sair, o fez uma avaliação do trabalho. Falou que a equipe tinha 110 servidores, dos quais apenas 30 engenheiros, para obras que considera desafiadoras e grandiosas. Elegeu como a principal realização a duplicação Sul da BR-101, mostrando números que dão conta de 233 km de pista duplicada, 211 km de ruas laterais, 110 viadutos concluídos, 43 pontes novas ou restauradas e o túnel do Morro Agudo, em Paulo Lopes.

Pelo que foi levantado, obras emblemáticas parecem estar na BR-280. No lote 1, a licitação foi anulada. Um novo edital de concorrência é esperado para este mês, no trecho entre São Francisco do Sul e a BR-101. Também existe problema no lote 2.1, entre a BR-101 e Guaramirim. Ali há pendência com a Fundação Nacional do Índio (Funai), que embargou a obra. Se o cronograma for mantido, o contorno de Schroeder, referente ao lote 2.2, deve iniciar nesta semana.

Continua depois da publicidade

Sobre a BR-470, no Vale do Itajaí, as obras do lote 3, entre Gaspar e Blumenau, iniciaram. O lote 1, entre Navegantes e a BR-101, está com a ordem de serviço emitida. A previsão é que as obras iniciem neste mês. Na sequência, entre Ilhota-Gaspar, a licitação foi concluída e o contrato em fase de assinatura e a ordem de serviço a ser emitida também está prevista para este mês. No lote 4, trecho Blumenau- Indaial, o momento é de remoção do gasoduto pela SC-Gás e cadastro das desapropriações. A empreiteira monta a usina de concreto em Indaial.

No Sul ponte de Laguna e, no Oeste, duplicação em Xanxerê

Na divisa com o Rio Grande do Sul, por onde passa a BR-285, no município de Timbé do Sul, está previsto o primeiro Regime Diferenciado de Contratação (RDC) integrado em Santa Catarina. A mesma empresa que elaborou o projeto vai executar a obra. A situação é de aguardo da licença de instalação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e abrange a região dos cânions. A implantação e a pavimentação dos 30,5km entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes(RS), atravessando o Vale do Rio das Antas e a Serra da Rocinha, é considerada uma obra delicada para o meio ambiente por ser uma área de relevante importância ambiental. A Serra da Rocinha é famosa por oferecer uma vista exuberante, atraindo muitos turistas.

Em Tubarão, o DNIT homologou a licitação para construção da nova ponte Cavalcanti sobre o rio Tubarão. A ordem de serviço deve ser assinada este mês. A notícia mais tranquilizadora é sobre a ponte estagiada de Laguna, que segue em ritmo normal. O contrato prevê conclusão em maio de 2015, porém, a expectativa é de que deva ser entregue antes. No Oeste do Estado, por onde passa o traçado da BR-282, depois de vários problemas foi retomada a duplicação em Xanxerê, também denominada travessia urbana. A obra enfrentou meses de paralisação. A execução Técnica Viária, empresa de Curitiba que completou a SC-401, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade